Divulgação
O Hospital Geral de Manacapuru registrou 15 notificações de atendimentos de saúde no segundo dia do 27º Festival de Cirandas, realizado neste sábado (30/08). Os casos mais frequentes foram de mal-estar, fadiga, queixas cirúrgicas, traumas e intoxicação alimentar.
A maioria dos atendimentos foi de moradores de Manacapuru (80%), seguida por pessoas vindas de Manaus (13,3%) e Novo Airão (6,7%). Do total de notificações, 73,3% foram em mulheres e a faixa etária mais atendida foi entre 20 e 34 anos.
No monitoramento hospitalar, a taxa de ocupação chegou a 136,8% na clínica pediátrica e 118,8% na área de reanimação. Ao todo, foram realizadas quatro remoções terrestres, sem registro de remoções aéreas.
Entre os atendimentos de emergência, destacam-se casos de acidente de trabalho, acidente de trânsito, intoxicação alimentar e dois episódios de coma alcoólico.
Além da assistência hospitalar, a equipe de Vigilância em Saúde atuou no festival com ações preventivas:
• 48 barracas e ambulantes de alimentos vistoriados
• 13 balneários inspecionados
• 1.296 preservativos distribuídos
• 600 géis lubrificantes entregues
• 500 materiais educativos repassados ao público
Também foram disponibilizados 24 autotestes para HIV e realizadas orientações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
O balanço não registrou óbitos e reforça a importância do trabalho integrado entre SES-AM e FVS-RCP para garantir a segurança sanitária durante o evento.
Talissia Maressa - Portal SGC