Amazonas

Cerca de 4 mil alunos dos Colégios Militares da PMAM desfilam na solenidade de 5 de setembro

Solenidade no Sambódromo reuniu as oito unidades do CMPM de Manaus e a creche, além do Colégio Militar do CBMAM e projetos da PMAM


Imagem de Capa

Divulgação

PUBLICIDADE

Na manhã de sexta-feira (05/09), autoridades militares e civis se reuniram para o desfile dos Colégios Militares da Polícia Militar do Amazonas (CMPMs), no Sambódromo de Manaus, zona centro-oeste da capital. Com um público de cerca de 8 mil pessoas prestigiando o evento nas arquibancadas, os alunos das unidades de ensino abrilhantaram a solenidade militar com dinamismo e disciplina.

O evento reuniu alunos das oito unidades do CMPM de Manaus, coordenadas pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. O desfile também contou com a presença do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMBM), das duas unidades da Pré-Escola Creche Infante Tiradentes (PECIT) da PMAM, Programa Formando Cidadão (PFC), Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e do Núcleo de Equoterapia e Escola de Equitação do Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon).

Ao todo, cerca de 4 mil alunos e os corpos docentes das unidades desfilaram na avenida do Sambódromo em um momento de celebração cívica, com a presença das bandas de música das unidades do CMPM. O desfile reforça o papel das instituições de ensino no resgate e valorização da história do Amazonas.

Para o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, o desfile é um momento importante para a história do estado e que conta com o núcleo familiar e pedagógico participando do evento.

"O desfile das escolas militares conta não só com os alunos, mas com o prestígio dos pais, responsáveis e os professores, que fazem com que a Polícia Militar consiga contribuir de forma eficiente para o futuro não só do Amazonas, mas do nosso Brasil. É com muito orgulho que estamos representando o governador Wilson Lima na solenidade, onde temos todas as escolas desfilando, que traz à tona a vontade de servir a pátria", disse o comandante-geral.

Todos os anos, o evento conta com a presença de pais, professores, representantes da sociedade, e voluntários que prestam serviços e auxílios para o desenvolvimento e crescimento das unidades escolares.

A data de 5 de setembro é historicamente importante para o Amazonas. No feriado estadual, é celebrada a elevação do estado à categoria de província. Nessa mesma data, em 1850, a antiga capitania de São José do Rio Negro, como era chamado o Amazonas, deixou de pertencer à Província do Grão-Pará e se tornou independente, o que marcou o início de um novo ciclo de autonomia administrativa e desenvolvimento para a região.

O diretor do Núcleo de Ensino (NDE) da PMAM, coronel PM César Andrade, ressaltou que anualmente as escolas da corporação se reúnem para celebrar essa data história para o Amazonas.

"São 173 anos de elevação do Amazonas à categoria de província, uma data importante que nós celebramos também o estado que primeiro aboliu à escravidão no país. E com isso a Polícia Militar e o Governo do Estado, através das escolas da Polícia Militar, estão celebrando a data, a ser comemorada constantemente por toda a comunidade amazonense", afirmou o coronel César Andrade.

O desfile

Os alunos de diversas idades, desde a creche até os jovens do Ensino Médio, fizeram parte dessa grande celebração. Uma das unidades que se destacou no desfile foi o corpo de alunos do CMPM II. Durante o desfile dos jovens dos jovens do 3º ano de Ensino Médio, a aluna Ângela Katrine fez as honras de mestre de cerimônia dos colegas de turma.

"Para mim foi uma honra participar como mestre de cerimônia no momento em que a minha escola estava fazendo a sua evolução, a sua apresentação. Pra mim é uma honra representar o CMPM II nesse momento histórico", disse a estudante do 3º ano, Ângela Katrine.


 


 


Mais lidas de Amazonas
Últimas notícias de Amazonas