Foto: Paulo Nobre
A Prefeitura de Manaus retomou no último domingo (23/09) a tradicional faixa liberada na Avenida Getúlio Vargas, que acontece semanalmente e transforma a via em espaço de convivência, lazer, atividades físicas e culturais para a população. A proposta, que já se consolidou como uma alternativa de ocupação saudável dos espaços urbanos, vem ganhando cada vez mais adesão de instituições, ambulantes e famílias.
Durante a edição, diversos órgãos e entidades marcaram presença com ações de conscientização e serviços à comunidade. A Fundação Doutor Thomas, por exemplo, participou dentro da programação da Semana Estadual da Pessoa Idosa, levando orientação e atividades ao público.
"Estamos aqui hoje participando da faixa liberada na Getúlio Vargas, dentro de uma programação que começou no dia 23 de setembro, terça-feira, onde nós fizemos a abertura da Semana Estadual da Pessoa Idosa, instituída pela Lei nº 2.877, de 2004. Durante esta semana, nós queremos chamar a atenção da sociedade como um todo para a necessidade de se respeitar a pessoa idosa. (...) Envelhecer não é uma certeza, mas envelhecer com qualidade de vida é possível, e é isso que buscamos incentivar aqui", destacou Eduardo Lucas, presidente-diretor da Fundação Doutor Thomas.
Eduardo Lucas, Diretor Presidente da Fundação Dr. Thomas
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) também marcou presença na faixa liberada. Estudantes do curso de Medicina promoveram uma roda de conversa sobre aconselhamento genético, com experimentos e explicações acessíveis ao público.
"O aconselhamento genético é um projeto do PADEX, orientado por geneticistas, que oferece serviço gratuito tanto na UEA quanto no Hemoam. Além disso, fazemos rodas de conversa em espaços públicos para conscientizar a sociedade sobre a importância da genética, planejamento familiar e compreensão de doenças hereditárias. É um trabalho educativo e de grande impacto", explicou Inaê Gabrielle Aguiar Jardim, estudante de Medicina da UEA.
Alunos da UEA auxiliam em experiencias e rodas de conversa
Além das ações de saúde e conscientização, a iniciativa também impulsiona a economia local. Vendedores ambulantes comemoram o aumento nas vendas e a oportunidade de estar próximos da comunidade em um ambiente seguro e movimentado.
"A faixa liberada foi a melhor coisa que aconteceu. Melhorou pra todo mundo, porque além de diversão o pessoal aproveita e compra com a gente. Desde o primeiro dia que começou eu estou aqui e só tenho a agradecer ao prefeito. A renda aumentou, graças a Deus", afirmou Carlinho do Coco, vendedor ambulante que participa da programação semanal.
Carlinho Do Coco, Vendedor beneficiado pela Faixa Liberada
Com programação fixa todos os domingos, a faixa liberada na Getúlio Vargas reafirma-se como um espaço democrático de Manaus, estimulando hábitos saudáveis, promovendo cidadania e fortalecendo laços entre comunidade, instituições e poder público.
Paulo Nobre - Portal SGC