Amazonas

COP30: combate a crime ambiental mobiliza procuradores-gerais de 23 países

Encontro reunirá chefes de Ministérios Públicos de 23 países no final do mês em Belém


Imagem de Capa

O procurador-geral da República, Paulo Gonet

PUBLICIDADE

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, vai se reunir, no final do mês, em Belém (PA), com chefes do Ministério Público de 23 países para discutir estratégias de combate a crimes ambientais. O encontro acontecerá às vésperas da COP30.

A expectativa é a de que os procuradores-gerais definam estratégias conjuntas para desarticular organizações criminosas transnacionais, debatam o papel desempenhado pelas comunidades tradicionais na proteção dos recursos naturais e a responsabilização de empresas e agentes econômicos que poluem o meio ambiente.

O uso de novas tecnologias em apoio às investigações e no rastreamento de atividades ilícitas também será abordado nas conversas. Os procuradores-gerais devem consolidar os compromissos assumidos na "Carta de Belém", que será publicada ao final da reunião.

O Fórum de Procuradores-Gerais para a COP30 dará continuidade aos debates que tiveram início nos Emirados Árabes Unidos, que sediou a COP28, em 2023, e que também aconteceram no Azerbaijão, sede da COP29, no ano passado.

Portal SGC

Mais lidas de Amazonas
Últimas notícias de Amazonas