Agro

12ª edição da Rondônia Rural Show traz oficinas práticas para impulsionar o setor agropecuário

Atividades iniciam na segunda-feira (26), com oficinas simultâneas das 15h às 16h30


Imagem de Capa

Fotos: Daiane Mendonça e Arquivo Idaron

PUBLICIDADE

Uma série de ações voltadas ao fortalecimento da defesa agropecuária no Estado de Rondônia está prevista na programação da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) durante a 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que será realizada pelo Governo de Rondônia entre os dias 26 e 31 de maio, no município de Ji-Paraná (RO).

A participação da Idaron na feira se destaca por uma programação abrangente e diversificada, com atividades técnico-educativas voltadas ao fortalecimento da sanidade animal e vegetal, rastreabilidade, inspeção de produtos de origem agropecuária e educação sanitária. Durante os seis dias de evento, o público terá acesso a oficinas, palestras, demonstrações práticas, fóruns com especialistas e à distribuição de materiais informativos, destinados a produtores rurais, estudantes, profissionais do setor e demais visitantes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações demonstram o compromisso do Estado com a qualificação técnica dos produtores e com a sustentabilidade da agropecuária. "A atuação da Idaron resume o esforço do Governo para o fortalecimento e maior valorização da agropecuária rondoniense", destacou o governador.

Início das atividades

As ações terão início na segunda-feira (26), com oficinas simultâneas das 15h às 16h30. No auditório do Pavilhão da Agricultura, será abordado o tema "Qualidade das amêndoas e produtividade na prevenção da Monilíase do Cacaueiro". Simultaneamente, no auditório do Pavilhão da Bovinocultura, ocorrerá a oficina "Serviços de Inspeção, Consórcios e Selos de Qualidade".

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, ressalta: "As atividades promovidas durante a Rondônia Rural Show refletem o trabalho contínuo da Agência ao longo do ano, com foco na orientação dos produtores e da comunidade quanto à importância das medidas preventivas voltadas à biossegurança. Nosso objetivo é assegurar que a agropecuária de Rondônia permaneça livre de pragas e doenças com potencial para causar grandes impactos econômicos."


Demais dias de programação

Terça-feira (27)

A programação inicia às 10h, com a realização do 7º Fórum Rondoniense para Manutenção da Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, no auditório principal da feira. À tarde, entre 15h e 16h30, ocorrem duas oficinas simultâneas:

  • Pavilhão da Agricultura: "A influência da qualidade física do café no valor de comercialização";
  • Pavilhão da Pecuária: "Cadastro agropecuário: um dos pilares da defesa sanitária agrosilvipastoril".

Quarta-feira (28)

Das 10h às 11h30:

  • Auditório da Agricultura: "Impactos da qualidade da semente forrageira na produtividade em Rondônia";
  • Arena da Pecuária: "Influenza aviária: como proteger seu plantel".
  • Ambas as oficinas serão reaplicadas no período da tarde, das 15h às 16h30.

Quinta-feira (29)

Das 10h às 11h20:

  • o Auditório da Agricultura: "Brucelose e Tuberculose: desafios e perspectivas para a pecuária rondoniense";

Das 11h30 às 12h30:

  • o "Pulverização aeroagrícola de defensivos em Rondônia".
  • Ambas as atividades serão repetidas à tarde, a partir das 15h.

Sexta-feira (30)

Das 10h às 11h20:

  • Auditório da Agricultura: "Transformação digital no campo: facilitando o trabalho do produtor";

Das 11h30 às 12h30:

  • "Combate à clandestinidade na produção e comercialização de produtos de origem animal".
  • O ciclo de oficinas será encerrado às 15h, com a palestra "Rastreabilidade como instrumento para o controle sanitário", no auditório do Pavilhão da Bovinocultura.

Portal SGC

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro