O futuro do arroz passa pela embalagem
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Segundo análise da JFA Internacional, a inovação no setor de arroz vai muito além do campo e da indústria. Um fator silencioso, porém cada vez mais relevante, está se consolidando como diferencial competitivo: a embalagem. E quem não estiver atento a isso pode estar perdendo espaço no mercado, mesmo oferecendo um produto de alta qualidade.
Mais do que uma questão estética, a embalagem tem papel decisivo na aceitação do arroz em determinados mercados. No segmento de food service, por exemplo, embalagens que impedem a absorção de odores são fundamentais para garantir a qualidade do produto. Já no mercado externo, cresce a demanda por soluções sustentáveis, que usem menos plástico e permitam melhor empilhamento para otimizar a logística.
A tecnologia também avança nesse setor. Rótulos inteligentes, com QR Code de rastreabilidade, permitem que o consumidor acompanhe a origem e todo o percurso do arroz até chegar à sua mesa. Além disso, sacarias mais resistentes suportam longos trajetos e ambientes adversos, e sistemas de atmosfera modificada garantem a preservação dos grãos premium por mais tempo.
Na prática, isso significa que, mesmo com um arroz de excelente qualidade, a indústria que negligenciar a inovação nas embalagens pode perder competitividade. Afinal, o produto pode ser o mesmo, mas a percepção de valor muda, e muito, quando chega ao consumidor na embalagem certa.
"Na prática, isso significa que a indústria que ignora esse aspecto pode estar perdendo mercado mesmo com excelente produto. O arroz pode ser o mesmo. Mas a percepção de valor muda com a embalagem certa", conclui.
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