Turismo

Mato Grosso-MT: EuTuristando - Nossa dica de turismo para você!

Desbrave o Brasil com a Eucatur


Imagem de Capa

PUBLICIDADE

O maior destaque do Mato Grosso fica por conta de suas belezas naturais. O local é privilegiado: é o único estado brasileiro onde você pode encontrar o Pantanal, o Cerrado e a Amazônia. O turista que visitar o Mato Grosso vai encontrar uma natureza riquíssima, com praias de água doce e cachoeiras, além de poder praticar esportes radicais e de aventura. Com a Eucatur, você pode desbravar cada canto deste paraíso ecológico.

CHAPADA DOS GUIMARÃES

No parque nacional, a cerca de 70 km da capital, as boas vindas são dadas por casais de araras vermelhas, que sobrevoam cenários contornados por gigantescos paredões de arenito vermelho-alaranjado. Em meio às formações - algumas curiosas - ainda surgem cachoeiras, rios, cânions e pinturas rupestres que encantam ecoturistas e esotéricos. A reserva é repleta de trilhas que conduzem aos cartões-postais da região. Entre eles, a cachoeira Véu de Noiva, com 86 metros de queda; a Cidade de Pedra, uma bela caminhada emoldurada por rochas pontiagudas que remetem a castelos medievais; e o Morro de São Jerônimo, o mais alto da região, com 836 metros de altitude e que exige disposição para ser vencido. O parque tem entrada gratuita, mas todos os passeios necessitam de acompanhamento de guias.

As próximas duas dicas do #EuTuristando da Eucatur são programas a serem vividos em Jaciara, cidadezinha a cerca de 145 km de Cuiabá e conhecida como a Capital dos Esportes Radicais do Mato Grosso. No cenário, grutas, cachoeiras e corredeiras. Prepare-se!

RAFTING NO RIO TENENTE AMARAL

Os botes infláveis descem as águas caudalosas do rio Tenente Amaral levando até oito pessoas, além do instrutor. A aventura dura cerca de duas horas e meia e começa com a observação da cachoeira da Fumaça, ainda em terra firme. Ao longo do percurso de cerca de três quilômetros, a turma enfrenta corredeiras que variam entre os níveis I e III, exigindo algumas belas manobras e muitos gritos. Em alguns trechos, é possível descer do bote e flutuar correnteza abaixo. Em outros, a atração é "surfar" entre as pedras - e tome água na cara! Já na área conhecida como "Fica Um", é de praxe alguém ficar para trás. Nas noites de lua cheia, o rafting noturno é a grande pedida.

RAPEL

Por aqui, a atividade também é chamada de Cachoeirismo, por ser praticada em uma queda d´água (um canal da cachoeira da Fumaça). São 27 metros de descida vencidos em cerca de quinze minutos, usando técnicas verticais. A primeira parte exige atenção para manter as pernas firmes nas pedras - desequilibrar faz parte, mas o equipamento de segurança faz jus ao nome. Já no segundo trecho, basta soltar a corda devagar e curtir a descida e a paisagem com o corpo completamente no ar. Adrenalina pura entre um escorregão e outro!

Os próximos passeios são feitos em Bom Jardim, distrito do município de Nobres. A vila fica a cerca de 150 km da capital. Por lá, boa parte das atrações está debaixo d´á água!

LAGOA DAS ARARAS


Todos os dias, por volta das 17h, começa o movimento - de aves e de turistas - em direção à Lagoa das Araras. Ao pôr do sol, araras azuis, araras canindé (amarelas e azuis), papagaios, maritacas, periquitos, garças, biguás... voltam para seus ninhos, feitos nos buritis que se espalham pela lagoa, para dormir. Já os turistas chegam para apreciar tamanho espetáculo. Além da festa no céu, o visual formado pelo alagado, pelas árvores e pelas cores do cenário que mudam a cada instante, fazem do programa um dos mais encantadores de Bom Jardim.

AQUÁRIO ENCANTADO


A atividade é realizada no Recanto Ecológico da Lagoa Azul, um complexo de lazer em meio a rio e trilhas. A principal atração é o Aquário Encantado, um poço de seis metros de profundidade com águas cristalinas em tons azulados e uma enorme quantidade de peixes como piraputangas, pacus e piaus. O ambiente é perfeito para mergulhar e o tempo máximo por ali é meia hora - suficiente para chegar pertinho dos peixes e fazer muitas selfies com todas as espécies!

DUTO DO QUEBÓ


A caverna escura, de 228 metros de extensão e 10 metros de altura, pode ser explorada a pé (a lâmina de água chega ao joelho) ou de boia. Em ambos, guias e visitantes usam capacetes com lanternas para apreciar as belas estalactites. Quem está de boia, segue ainda um percurso de quase dois quilômetros de pura aventura pelas corredeiras do rio Quebózinho. Por lá, também vale a pena almoçar: sempre tem arroz com galinha e arroz carreteiro no restaurante do espaço.

REINO ENCANTADO


Uma pequena trilha leva à nascente do Rio Salobra, local onde é permitido o banho. Mas o melhor mesmo está um pouco à frente, na área de ressurgência do rio. É ali que começa a flutuação e onde é possível observar, debaixo d'água e em vários pontos, os pequenos vulcões de areia que sinalizam a ressurgência. A atividade é feita em um percurso de um quilômetro em meio a águas translúcidas e tomadas por cardumes de peixes. Aproveite para almoçar ali - o espaço oferece um agradável restaurante de comida caseira, com pacu, pintado e farofa de banana!

O próxima dica do #EuTuristando demonstra a diversidade natural de Mato Grosso, vamos juntos fazer um Safári no Pantanal?

SAFÁRI NO PANTANAL


Um dos mais disputados lugares turísticos do Mato Grosso, o Safári no Pantanal é uma experiência de contato com a natureza. O passeio pode ser feito durante o dia, mas ele sempre se estende até depois do pôr-do-sol. Por conta disso, o safari também é chamado de focagem noturna.

Os animais costumam sair de suas tocas em busca de alimento ao cair da noite, criando maiores possibilidades de vê-los. A onça-pintada é a rainha da região. São mais de 250 espécies de peixe, 100 répteis, 450 aves e 120 mamíferos.

No início da atividade, os visitantes são levados em carros de tração, como caminhões ou pick-ups, que são equipados com barras de segurança. Eles também possuem grandes lanternas para focar nos bichos que se escondem no Cerrado.

Esses passeios são feitos com guias de viagem e motoristas. Os pacotes costumam ser de mais de três dias.

E então, já se apaixonou por Mato Grosso? Sem dúvidas é um destino que promete encantar todos os visitantes com seus cenários naturais espetaculares e variadas opções de ecoturismo. Se você ama estar em contato com a natureza, MT é ´seu próximo destino, lá você irá encontrar rios com praias de água doce e cachoeiras, além de poder praticar esportes radicais e de aventura. Mato Grosso tem algo especial para você. Com a Eucatur, seu acesso a essas maravilhas é garantido com conforto e segurança. Planeje sua próxima viagem para esse paraíso e deixe que a beleza natural o envolva.

Já visitou algum desses lugares quando foi para Mato Grosso?

Leia Também:

EuTuristando - Nossa dica de turismo para você! Dica de Hoje: Foz do Iguaçu

EuTuristando - Nossa dica de turismo para você! Dica de Hoje: Manaus

Siga o Instagram da Eucatur - @eucaturofical e descubra mais dicas de turismo com o EuTuristando.

Compre sua passagem agora mesmo: clique aqui!


Redação SGC


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Turismo
Últimas notícias de Turismo