Turismo

Saiba detalhes de viagem de trem "congelante" pela Aurora Boreal

Em 2026, a Aurora Boreal estará com cores mais intensas devido a um ciclo do Sol. A viagem de trem "passeia" pelo espetáculo luminoso


Imagem de Capa

@arctictrain/Reprodução/Instagram

Instagram Facebook Youtube Twitter

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS
PUBLICIDADE

O clima de Olimpíadas de Inverno 2026 tem deixado muitos brasileiros com vontade de fazer a ponte aérea para algum destino congelante e viver altas aventuras no reduto com temperatura próxima ou abaixo de zero. Uma sugestão da coluna Claudia Meireles é a Noruega, em especial a viagem de trem por uma parte do Ártico pela ferrovia de Ofoten, onde é possível apreciar a magia da Aurora Boreal.

Um plus para se teletransportar o quanto antes para o refúgio norueguês é que este ano foi considerado pelos astrônomos como o melhor para ver as luzes da Aurora Boreal. O fenômeno natural estará mais em evidência devido ao Sol viver o máximo solar, ciclo energético que se repete a cada 11 anos. Conforme os pesquisadores, o "auge" do espetáculo luminoso, com cores intensas, deverá ocorrer em março.

Construída no final do século XIX para transportar minério de ferro, a ferrovia desempenhou um papel crucial ao longo da Segunda Guerra Mundial. No passeio de trem rumo à Aurora Boreal, a linha férrea Ofoten sai da cidade norueguesa de Narvik e vai até a estação de Katterat, fixada a 373 metros acima do nível do mar. Com partida prevista às 19h45, o percurso dura mais de três horas.

Segundo os organizadores, esta é mais do que apenas uma viagem de trem: "É uma busca memorável pela noite ártica, em busca de um dos fenômenos mais espetaculares da natureza, a Aurora Boreal. Com o céu escuro ao nosso redor, teremos condições excelentes para observar o fenômeno". Ao chegarem na estação de Katterat, todos desembarcam no ponto e se reúnem em uma fogueira a céu aberto.

No espaço, os visitantes aguardam ansiosos o início da dança de luzes na Aurora Boreal. Os guias compartilham histórias sobre a região, a ferrovia e a vida no Ártico. Em postagens nas redes sociais, visitantes frisaram a respeito do silêncio que abrange a estação ser impressionante. Vale destacar que a viagem não é indicada para crianças menores de 7 anos.


Marina Ferreira, Claudia Meireles - Metrópóles

Mais lidas de Turismo veja mais
Últimas notícias de Turismo veja mais