Ciência & Tecnologia

Rondônia firma convênio de implantação do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior

Ação busca fomentar a pesquisa científica e tecnológica voltada às comunidades pesqueiras


Imagem de Capa

Foto: Divulgação/Governo de Rondônia

PUBLICIDADE

Rondônia firmou, na última sexta-feira (3), em Teresina (PI), o convênio de implantação do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior: "Jovem Cientista da Pesca Artesanal". A ação busca fomentar a pesquisa científica e tecnológica voltada às comunidades pesqueiras artesanais do Brasil, buscando o avanço do conhecimento nas diversas áreas do saber que se relacionam com a pesca artesanal.

 O convênio, assinado pela Fapero (Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas, Tecnológicas e à Pesquisa) junto ao MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura), contempla a implantação do programa em todas as FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) do Brasil.

A SNPA (Secretaria Nacional de Pesca Artesanal) coordenará as ações do programa, apoiando propostas para concessão de auxílio financeiro aos projetos, cujas temáticas estejam relacionadas à realidade e aos desafios enfrentados pelas comunidades pesqueiras artesanais do Estado. O valor do auxílio é de R$ 11 mil para projetos de pesquisa apresentados por professores de instituições públicas de Ensino Superior de Rondônia, em parceria com professores do Ensino Médio da Rede Pública do Estado.

Bolsas de Iniciação Científica Júnior, no valor de R$ 480, serão oferecidas aos alunos do Ensino Médio da Rede Pública que se destacarem, e demonstrarem interesse em desenvolver projetos de pesquisa relacionados à pesca artesanal.

Ao todo, o Jovem Cientista da Pesca Artesanal em Rondônia contará com 44 bolsas. A distribuição do incentivo será feita proporcionalmente por região, conforme o número de pescadores artesanais registrados no Registro Geral da Atividade Pesqueira(RGP).

Segundo o professor da Unir (Universidade Federal de Rondônia) e pesquisador vinculado à Fapero, Ricardo Gilson, Rondônia possui uma área de 238.512,8 km², correspondendo a 6,19% da região Norte do Brasil, apresentando laços históricos e profundos com a atividade pesqueira, que é responsável por uma significativa parcela de geração de empregos e renda nas cidades.


Portal SGC

Qual tipo de evento cultural você prefere participar em Porto Velho?

Mais lidas de Ciência & Tecnologia
Últimas notícias de Ciência & Tecnologia