A Escola Estadual de Tempo Integral Alejandro Maior, de Ji-Paraná, realizou com grande sucesso a 4ª edição da Mostra de Lançamento de Foguetes. O evento aconteceu no final de semana no Estádio Municipal Biancão e reuniu toda a comunidade escolar em um dia marcado pela ciência, criatividade e integração.
Com o objetivo de alcançar índices para a participação na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), a atividade envolveu mais de 360 alunos da instituição. Cada turma formou três equipes, totalizando 11 grupos na competição. Cada equipe teve direito a três lançamentos.
A MOBFOG é uma olimpíada experimental promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira, que desafia os estudantes a construírem e lançarem foguetes obliquamente, buscando atingir a maior distância possível. Os foguetes e as bases de lançamento são construídos pelos próprios alunos, individualmente ou em equipes de até três integrantes.
De acordo com o professor Luis Fernando, a mostra contribui diretamente com o aprendizado dos alunos e promove a integração entre as turmas.
A realização da mostra contou com apoio da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, fortalecendo o compromisso com a educação e o incentivo à participação em projetos científicos.
A Mostra Brasileira de Foguetes é aberta à participação de escolas públicas ou privadas, da zona urbana ou rural, abrangendo alunos do 1º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. A participação é totalmente voluntária.
Leandro Pereira/Portal SGC