A Nasa (Agência Espacial Americana) informou que um eclipse lunar total poderá ser observado no dia 3 de março em determinadas regiões do planeta. Durante o fenômeno, a Lua ficará com uma coloração avermelhada.
O fenômeno, explica o órgão, ocorre quando a Terra passa diretamente entre o Sol e a Lua, projetando uma grande sombra sobre a superfície lunar e tingindo o satélite de uma cor vermelho-alaranjada intensa. O alinhamento ocorre apenas durante a fase de Lua cheia.
O eclipse poderá ser visto sem o uso de equipamentos especiais. Segundo a Nasa, é preciso, apenas, estar em uma linha de visão direta para a Lua e procurar um ambiente escuro, longe de luzes fortes. Binóculos ou um telescópio podem melhorar a visão.
Onde o eclipse poderá ser visto?
A passagem do fenômeno será visível ao entardecer no leste da Ásia e na Austrália, durante toda a noite no Pacífico e no início da manhã na América do Norte e Central e no extremo oeste da América do Sul, que abrange o Peru.
Já o eclipse parcial poderá ser visto na Ásia Central e em grande parte da América do Sul, afirma a Nasa. Não haverá eclipse visível na África ou na Europa.
O que mais será possível observar?
À medida que a sombra da Terra encobre a superfície da Lua, as constelações podem se tornar mais fáceis de observar do que costumam ser durante a Lua cheia. No momento do eclipse, a Lua estará na constelação de Leão.
No dia 8 de março, será possível observar a "conjunção" de Vênus e Saturno. Isto é, da perspectiva na Terra esses dois planetas aparecerão próximos um do outro no céu, ainda que estejam muito distantes no espaço.
d24am