Divulgação
Sonhando com o título que não vem desde 2009, o Corinthians visitou o Athletico-PR, na noite desta quarta-feira (27), na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), e venceu por 1 a 0, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil.
Gui Negão, centroavante de apenas 18 anos, anotou o único gol da partida no começo do segundo tempo e confirmou a boa fase — marcou pelo terceiro jogo consecutivo como titular da equipe do técnico Dorival Júnior.
Situação na Copa do Brasil
Com o resultado, o Timão se aproximou das semifinais — pode empatar o confronto de volta, que será disputado no dia 10, uma quarta-feira, na Neo Química Arena, em São Paulo (SP). O Furacão, por outro lado, precisa devolver a diferença para forçar os pênaltis ou ganhar por pelo menos dois para ficar com a vaga.
Na próxima fase, o adversário de quem classificar, conforme definido em sorteio, vai ser o ganhador de Cruzeiro x Atlético-MG — na ida, a Raposa foi à Arena MRV, em Belo Horizonte (MG), e venceu por 2 a 0. Do outro lado da chave, o finalista virá do confronto entre Vasco ou Botafogo x Bahia ou Fluminense.
Alvinegros se apegam ao histórico contra os rubro-negros
Além de ter construído boa vantagem como visitante, o Corinthians tem a favor o retrospecto diante do Athletico-PR na Copa do Brasil. Em três confrontos, os alvinegros levaram a melhor em todas elas — quartas de final de 1997 e 2001 e oitavas de 2009.
Primeiro tempo: nada de gols
Mesmo atuando fora de casa, o Corinthians começou melhor a partida, mas apresentou dificuldades para criar. Até levou algum perigo com Garro, em batida cruzada, aos 12 minutos; Maycon, em finalização de fora da área, aos 16; e Garro, em sem-pulo, aos 38. Mas o Athletico-PR terminou melhor a primeira metade do jogo — e ainda teve a melhor chance, em cobrança de falta de Zapelli que Hugo Souza foi buscar, aos 44.
Segundo tempo: Gui Negão marca e dá a vitória ao Corinthians
O começo da etapa final foi equilibrado, mas o Corinthians tratou de aproveitar a grande chance na partida. Maycon lançou Vitinho, que acionou Matheuzinho. O lateral-direito chegou servindo Gui Negão. O centroavante "só" teve o trabalho de cutucar para o fundo das redes. Aos 15, o jovem quase ampliou, de carrinho, depois de vacilo na saída de bola rubro-negra. Aos 26, Benavídez chegou a marcar para os donos da casa, mas a arbitragem pegou toque de mão de Viveros no início da jogada. Já aos 47, Hugo Souza fez grande defesa em cabeçada de Patrick. Nos segundos finais, o goleiro alvinegro foi agredido por um torcedor que invadiu o campo.
Sequência na temporada
Na zona de classificação para a Sul-Americana, o Corinthians recebe o Palmeiras, às 18h30 de domingo (31), na Neo Química Arena, pela 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Já o Athletico-PR, que está na faixa intermediária da Série B, enfrenta o Novorizontino, às 20h30 de sábado (30), pela 24ª rodada da Série B, novamente na Arena da Baixada.
CNN