Esporte

SGC TV: Atletas de Ji-Paraná conquistam prata no vôlei de praia nos Jogos da Juventude

Dupla rondoniense supera limitações estruturais e alcança feito histórico em Brasília


Imagem de Capa

Reprodução

PUBLICIDADE

Os estudantes-atletas Matheus José, de 17 anos, e Nicolas Guimarães, de 16 anos, da Escola Gonçalves Dias, em Ji-Paraná, conquistaram medalha de prata na final do vôlei de praia dos Jogos da Juventude 2025. A competição foi realizada na última sexta-feira (19), em Brasília, e marcou um resultado histórico para Rondônia. A dupla contou com a orientação do técnico Alvanei José Fornel e enfrentou a equipe do Mato Grosso do Sul na decisão.

"O nosso maior obstáculo é realmente na preparação, que infelizmente a escola pública ainda é carente de alguns recursos, como local adequado para treinamento, material e incentivo, essa valorização do profissional. Esse ano nós classificamos o vôlei de praia para representar o estado e, quando chega lá, você vê que está muito atrás de recursos em termos de disputar campeonatos", disse Alvanei José Fornel, técnico.

A conquista refletiu o esforço dos atletas e da comissão técnica do Time Rondônia, que contou com apoio profissional em diversas áreas, como a fisioterapia esportiva, fundamental para o desempenho e a saúde dos competidores durante os jogos. O atleta Matheus José relatou as dificuldades enfrentadas.

"É muito difícil até por conta da altura também, que o pessoal tem 1,9 metro. Mas a gente consegue se virar bem, por conta que temos alguns campeonatos, junta um pouco de dinheiro, arrecada e compra material. Mas também é muito limitado, porque não tem como comprar todos os materiais que utilizamos. Fica muito difícil, mas ficamos muito felizes", disse Matheus José.

Os Jogos da Juventude 2025 reuniram atletas de todo o Brasil em diversas modalidades esportivas, promovendo integração, troca de experiências e revelando novos talentos. Rondônia esteve representada na etapa nacional com 190 pessoas, entre atletas, técnicos e equipe multidisciplinar, todos da rede estadual de ensino. A dupla de Ji-Paraná percorreu várias etapas até chegar à final, onde foi superada pelos atletas do Mato Grosso do Sul.

"Essa vitória me impulsionou muito, agora posso focar mais nos treinos, porque eu sei que eu consigo. Agora vou focar mais nos treinos porque nos próximos campeonatos quero trazer o primeiro lugar", afirmou Matheus José.


Portal SGC

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte