Wagner Meier/Getty Images
O Botafogo anunciou, na última quarta-feira (17/12), que Davide Ancelotti não seguirá no comando técnico. O filho de Carlo, entretanto, já planeja o seu próximo capítulo no futebol. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o italiano tem planos para a sequência da carreira.
"Davide Ancelotti desperta interesse na Europa para 2026. Ele vai trabalhar de perto com seu pai, Carlo, para se preparar para a Copa do Mundo de 2026 com o Brasil, enquanto planeja seu próximo capítulo", declarou.
Botafogo anuncia saída de Davide Ancelotti e de comissão técnica
O Botafogo informou nesta quarta-feira (17/12) que Davide Ancelotti não é mais o técnico da equipe principal. A decisão foi tomada após reuniões realizadas ao longo do dia e envolve também a saída de membros da comissão técnica.
Além de Ancelotti, deixam o clube o preparador físico Luca Guerra e os auxiliares Luis Tevenet e Andrew Mangan. Todos encerram suas passagens pelo Glorioso de forma imediata.
Em comunicado oficial, o Botafogo agradeceu ao treinador e aos profissionais pelo trabalho desenvolvido durante o período em que estiveram à frente da equipe. O clube destacou o profissionalismo, a dedicação e o comprometimento demonstrados por Ancelotti ao longo de sua passagem, ressaltando que ele fez parte da "família alvinegra".
"O Botafogo deseja sucesso em seus futuros desafios", afirmou o clube na nota divulgada à imprensa e aos torcedores.
A diretoria alvinegra informou ainda que a nova comissão técnica será anunciada em breve. Até lá, o clube segue avaliando o mercado em busca de um nome que se alinhe ao planejamento esportivo e aos objetivos da próxima temporada.
Trajetória
Davide foi oficialmente anunciado como novo treinador do Botafogo em 8 de julho deste ano, quando o clube brasileiro confirmou sua contratação até o final de 2026, iniciando assim sua primeira experiência como técnico. Ele já havia atuado como assistente em clubes europeus e na Seleção Brasileira com seu pai, Carlo Ancelotti.
Dois dias depois, em 12 de julho, ele assumiu o comando em campo na vitória do Botafogo sobre o Vasco da Gama, e em 14 de julho foi apresentado formalmente à imprensa no Estádio Nilton Santos.
O clube terminou o Campeonato Brasileiro na 6ª a posição, garantindo vaga na Libertadores de 2026, mas não ficou com taças nacionais ou internacionais durante esse período sob o comando de Davide. Ao todo, o italiano comandou o Glorioso em 33 compromissos somando 15 vitórias, 10 empates e oito derrotas.
Veja a nota na íntegra:
Davide Ancelotti não é mais o técnico do Botafogo. O Botafogo informa que Davide Ancelotti não é mais o técnico da equipe principal. O preparador físico Luca Guerra e os auxiliares Luis Tevenet e Andrew Mangan também estão de saída. A decisão foi tomada após reuniões nesta quarta-feira (17/12). O Clube agradece o profissionalismo e comprometimento de Ancelotti durante o período em que liderou a equipe e fez parte da família alvinegra. O Botafogo deseja sucesso em desafios futuros. A nova comissão técnica será anunciada em breve.
Metrópoles