Vídeo: no olho do furacão Milton, avião enfrenta turbulência violenta
Reproduçâo
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) divulgou, nesta quarta-feira (9/10), imagens de uma intensa turbulência que atingiu um avião que entrou no olho do furacão Milton, de categoria 5. O objetivo da missão é coletar dados para aprimorar as previsões e as pesquisas sobre furacões.
Nas imagens, é possível ver os meteorologistas analisando os dados do furacão enquanto objetos ao redor começam a cair devido à turbulência. De acordo com O Globo, os voos permitem medir a pressão atmosférica, temperatura, umidade e a velocidade do vento dentro da tempestade
Os meteorologistas conseguem analisar com maior precisão a estrutura dos furacões, o que lhes permite prever a trajetória e a intensidade com que podem atingir áreas urbanas. Com essas informações, as populações podem se preparar e tomar medidas preventivas.
As aeronaves que permitem a aproximação de furacões, como o P-3 Orion e o Gulfstream IV, são especialmente projetadas para suportar essas condições extremas. Equipadas com sistemas avançados de navegação, essas aeronaves contam com pilotos que recebem treinamento especializado para operar em meio a fortes turbulências. Cada missão é minuciosamente planejada, com análises detalhadas para garantir a segurança e eficiência da operação.
Governo determina evacuação
O governo da Flórida determinou a evacuação obrigatória de cerca de 5,9 milhões de pessoas em 11 condados do estado. O número é uma estimativa do US Census Bureau.
Apesar de ter perdido força na tarde dessa terça-feira (8/10), o furacão Milton voltou a subir para a categoria 5 - em uma escala de 1 a 5 -, segundo a última atualização do Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. Com o avanço, o Furacão Milton pode chegar ao próximo passo, o número 6, com ventos de mais de 307 km/h.
Veja o vídeo:
🌪️ Vídeo: no olho do furacão Milton, avião enfrenta turbulência violenta pic.twitter.com/mzylyKTAAq
— Portal Diário (@PortalDirio1) October 9, 2024
metropoles