República Dominicana deportou mais de 180 mil haitianos em seis meses
Octavio Jones
Mais de 180 mil haitianos em situação migratória irregular foram deportados da República Dominicana nos últimos seis meses, informou a Direção Geral de Migração (DGM) na terça-feira (1º), como parte do plano ampliado de controle de fronteira do governo.
De 1º de outubro de 2024 a 31 de março, 180.417 haitianos foram repatriados, segundo dados oficiais.
Números haitianos repatriados da República Dominicana de outubro de 2024 a março de 2025:
Em 2024, as repatriações de haitianos sem documentos chegaram a 276.215, segundo números oficiais.
Nos primeiros três meses de 2025, o total acumulado até 31 de março é de 86.406 haitianos deportados para o país vizinho.
Antes da deportação, todos os processados foram registrados e validados por meio de equipamentos biométricos, limpos conforme protocolos estabelecidos e avaliados individualmente, com detalhamento do perfil de cada pessoa, segundo a Imigração.
O DGM indicou que as operações de interdição foram realizadas respeitando os direitos humanos, a dignidade dos imigrantes e conforme as normas do direito internacional e do direito processual democrático vigente.
A agência reiterou que as medidas estão alinhadas às políticas migratórias estabelecidas em outubro de 2024 pelo Conselho de Defesa e Segurança da República e pelo presidente Luis Abinader.
Essas deportações ocorrem em meio a uma crise crescente no Haiti, marcada por colapso político, violência extrema e uma crise humanitária.
Estima-se que mais de 80% de Porto Príncipe esteja sob o controle de gangues armadas, enquanto a fome e a emigração continuam aumentando.
cnn brasil