Ataque em Kiev deixa mortos e mais de 70 feridos, dizem autoridades
Reprodução
Um ataque russo de mísseis e drones durante a noite provocou incêndios, destruiu prédios e soterrou moradores na capital ucraniana de Kiev, deixando nove mortos e mais de 70 feridos, informaram autoridades ucranianas nesta quinta-feira (24).
Seis crianças estariam entre os feridos.
"Houve destruição. A busca por pessoas sob os escombros continua", escreveu o Serviço de Emergência do Estado no aplicativo de mensagens Telegram.
O incidente mais grave ocorreu em um prédio de apartamentos no distrito de Sviatoshynskyi, a oeste do centro da cidade.
Imagens publicadas no Telegram mostraram equipes de resgate trabalhando com holofotes, movendo-se cautelosamente por pilhas de escombros e subindo escadas estendidas ao longo das fachadas dos prédios.
A polícia estava ligando de apartamento em apartamento para verificar se os moradores estavam seguros.
Equipes de resgate estavam operando em 13 locais na capital com especialistas em escalada e cães farejadores, segundo o serviço de emergência. Quarenta incêndios haviam iniciado.
"Ouvem-se celulares tocando sob os escombros. A busca continuará até que fique claro que todos foram capturados", disse o comunicado.
Incêndios ocorreram em garagens e prédios administrativos, e fragmentos de metal caíram sobre veículos.
Um alerta de ataque aéreo esteve em vigor na capital por seis horas. A Rússia não emitiu nenhum comentário.
O Ministro do Interior, Ihor Klymenko, afirmou que, além de Kiev e da região circundante, outras sete regiões estavam sob ataque "em massa".
Kharkov, a segunda maior cidade do nordeste da Ucrânia, sofreu ondas de mísseis e drones russos, escreveu o prefeito Ihor Terekhov no Telegram.
Terekhov afirmou que a cidade foi atacada 14 vezes com drones e 10 vezes com mísseis. Prédios residenciais, uma policlínica municipal, um prédio escolar, pátios particulares, empresas industriais e um complexo hoteleiro foram danificados e uma pessoa foi hospitalizada, afirmou.
Também houve danos na região de Zhytomyr, a oeste de Kiev, onde os serviços de emergência informaram que as forças russas lançaram um novo ataque contra equipes de resgate que atendiam um incêndio, ferindo um trabalhador.
A ferrovia estatal ucraniana Ukrzaliznytsia informou que a infraestrutura ferroviária foi atacada e dois trabalhadores ferroviários ficaram feridos.
Nas regiões de Kiev e Kharkiv, o bombardeio danificou vias técnicas e prédios administrativos e técnicos, mas os trens operavam normalmente.
cnn brasil