Caso raro: paciente tem síndrome da cabeça caída por uso de drogas
Reprodução
A cabeça de um jovem de 23 anos caiu em um ângulo de 90 graus porque os músculos do pescoço não conseguiam mais sustentá-la. A condição grave conhecida como síndrome da cabeça caída teria sido causada por anos de abuso de drogas. O caso inédito foi relatado recentemente por médicos do Irã.
"Descobrimos que o abuso de drogas contribuiu para o desenvolvimento incomum de cifose cervical grave e complicada. A droga não tem efeito direto nas alterações musculoesqueléticas. Em vez disso, há um efeito indireto: quando o paciente usa a droga, ele permanece em uma determinada posição por um longo período e, ao longo de meses, isso resulta em alterações musculoesqueléticas que levam à cifoescoliose", escreveram os médicos iranianos em seu relato de caso na PubMed Central.
A cifoescoliose cervical, ou síndrome da cabeça caída, é uma condição médica grave caracterizada pela fraqueza dos músculos do pescoço, que os torna incapazes de suportar o peso da cabeça. Geralmente está associada a diversas condições neuromusculares, incluindo miopatia mitocondrial, miopatia congênita, doença do neurônio motor ou anormalidades anatômicas, como uma cabeça anormalmente grande. No entanto, esta é a primeira vez que ela é associada ao abuso de substâncias.
Os médicos relataram que o paciente havia tentado vários remédios tradicionais e à base de ervas, mas nenhum havia aliviado seus sintomas, então ele acabou procurando atendimento médico.