Mundo

Câncer de próstata com metástase óssea: entenda diagnóstico de Biden

O ex-presidente dos Estados Unidos foi diagnosticado com uma "forma agressiva" do câncer de próstata. Conheça sintomas e tratamentos


Imagem de Capa

Andrew Harnik/Getty Images

PUBLICIDADE

O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden foi diagnosticado com câncer de próstata com metástase óssea. Segundo informações do gabinete dele, divulgadas nesse domingo (18/5), o câncer encontra-se em "forma agressiva".

Biden havia sido diagnosticado com um "pequeno nódulo" na sexta-feira (16/5), mas o quadro foi atualizado revelando maior gravidade. De acordo com a imprensa internacional, o ex-presidente e os familiares "estão analisando as opções de tratamento com seus médicos".

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o tipo mais frequente entre os homens, geralmente diagnosticado em idosos. Na maioria dos casos, o tumor cresce de forma lenta, sem apresentar sintomas. Mas ele também pode crescer rapidamente e se espalhar para outros órgãos, quadro conhecido como metástase.

O oncologista Gustavo Fernandes, diretor nacional de Oncologia na Rede Dasa, explica que a metástase para os ossos é a mais comum nos casos de câncer na próstata.

"É uma questão de ‘semente e de solo’. Existe uma preferência das células do câncer de próstata por esse lugar. Em estudos com animais, quando se injeta a célula de câncer de próstata na circulação, o osso é o lugar onde ela gruda mais rápido", conta o médico.

Segundo o urologista e oncologista Bruno Benigno, do Hospital Oswaldo Cruz e diretor da Clínica Uro Onco, a disseminação para os ossos ocorre quando o tumor adquire maior agressividade, invade vasos sanguíneos e linfáticos, e alcança locais como a coluna vertebral e o quadril.

Além dos ossos, as células cancerígenas podem migrar para os linfonodos (gânglios) e órgãos como fígado e pulmões, o que caracteriza formas ainda mais graves da doença.

"Estima-se que entre 15% e 20% dos homens com câncer de próstata desenvolvem metástases ao longo da evolução da doença", aponta Benigno.

Sintomas

Os sintomas das metástases ósseas variam de acordo com a extensão e localização da doença. Em muitos casos, os pacientes são assintomáticos no início. No entanto, cerca de 30% deles desenvolvem sinais como:

Dores persistentes nas costas ou no quadril;

Fraqueza muscular;

Dificuldade para andar;

Fraturas patológicas (causadas pela fragilidade do osso afetado);

Perda de peso e apetite;

Sensação de mal-estar generalizado.

A coluna vertebral e a pelve estão entre os locais mais frequentemente acometidos.

Tratamento

Em casos como o de Biden, o tratamento costuma ser baseado em terapias de inibição hormonal. Segundo Fernandes, as terapias visam reduzir os níveis de testosterona e controlar o efeito do hormônio nas células. Além disso, o tratamento pode incluir terapias para melhorar a saúde dos ossos e quimioterapia e terapias-alvo em casos específicos.

Embora o caso do ex-presidente dos EUA seja grave, o oncologista explica que as terapias disponíveis costumam funcionar bem. "O tratamento avançou muito. Hoje vemos homens em cargos de comando trabalhando com esse tipo de doença e exercendo suas funções em alto nível", conta.


Metrópoles

Mais lidas de Mundo
Últimas notícias de Mundo