Mundo

Piloto morre após tentar quebrar recorde em competição nos EUA

Raschke pilotava um 'streamliner', veículo aerodinâmico projetado para atingir altas velocidades


Imagem de Capa

Divulgação

PUBLICIDADE

O piloto veterano Chris Raschke, 60, morreu enquanto participava de uma prova de velocidade nas planícies de sal de Bonneville, em Utah, nos Estados Unidos. De acordo com a organização do evento, Raschke pilotava um 'streamliner', veículo aerodinâmico projetado para atingir altas velocidades, quando perdeu o controle e colidiu com o automóvel, que estava a uma velocidade de 455,4 km/h. 

O acidente aconteceu no último domingo, 3, durante o Speed Week, evento que acontece na salina norte-americana desde a década de 1940. Raschke percorreu cerca de quatro quilômetros antes de perder o controle do veículo. 

O piloto chegou a ser socorrido ainda no local do acidente, mas não resistiu aos ferimentos, informou a Southern California Timing Association (SCTA) à emissora americana CBS News. 

Com mais de quatro décadas de experiência no meio do automobilismo, Chris Raschke integrava a equipe Speed Demon. Segundo o site da equipe, o piloto chegou a atingir a velocidade de 629,2 km/h, em 2022, dentro de um streamliner, durante uma prova qualificatória. 

Ainda não se sabe qual velocidade o piloto buscava atingir antes de se acidentar. Ao todo, 18 recordes foram atingidos no domingo, quando o evento começou: sete em carros e 11 em motos, em um total de 261 tentativas, informou a SCTA. 

Keith Pedersen, diretor de provas da Speed Week, lamentou a morte de Chris Raschke e lembrou do piloto como 'um dos maiores' na categoria: "Ele era uma grande parte desse evento e todos sentirão muito a sua falta". 

O último acidente fatal na salina ocorreu em 2016, quando o renomado motociclista Sam Wheeler perdeu o controle de sua motocicleta a mais de 320 km/h e foi arremessado do veículo. 


Terra

Mais lidas de Mundo
Últimas notícias de Mundo