Mundo

Tufão atinge Taiwan e deixa pelo menos 33 feridos

Centenas de voos foram cancelados e uma pessoa foi dada como desaparecida


Imagem de Capa

Tufão atinge Taiwan e deixa pelo menos 33 feridos

reprodução

PUBLICIDADE

Um tufão atingiu o sul de Taiwan nesta quarta-feira (13), com ventos de até 191 km/h e deixou uma pessoa desaparecida, enquanto uma grande parte da ilha foi bloqueada e centenas de voos foram cancelados.

Tufões atingem Taiwan regularmente, geralmente ao longo da costa leste montanhosa, voltada para o Pacífico.

O fenômeno atingiu a cidade de Taitung, no sudeste, por volta das 13h (horário local), passou pela ponta sul da ilha e, em seguida, entrou no Estreito de Taiwan cerca de três horas depois, informou a Administração Central de Meteorologia do país.

A previsão é de que ele chegue à costa sul da China na noite desta quarta ou no início da quinta-feira (14), afetando as províncias de Fujian e Guangdong, segundo a emissora estatal chinesa CCTV.

Em Taiwan, uma pessoa foi dada como desaparecida e outras 33 ficaram feridas, informou o governo.

Nove cidades e condados anunciaram a suspensão do trabalho e das aulas nesta quarta-feira (13), incluindo as metrópoles de Kaohsiung e Tainan, no sul.

Na capital, Taipé, sede dos mercados financeiros de Taiwan, houve ventos fortes, mas sem impacto.

As autoridades também retiraram moradores cujas casas foram danificadas por um tufão em julho, que trouxe ventos recordes e danificou a rede elétrica, em um raro impacto direto na costa oeste de Taiwan.

O governo informou que mais de 5.500 pessoas foram retiradas antes da chegada do tufão.

Todos os voos domésticos foram cancelados nesta quarta-feira (13) - 252 no total - enquanto 155 internacionais também foram cancelados, informou o Ministério dos Transportes.

As duas principais companhias aéreas internacionais de Taiwan, China Airlines e EVA Air, informaram que os cancelamentos se concentraram em rotas partindo de Kaohsiung, no sul do país, com algumas aeronaves partindo do principal aeroporto internacional da ilha, em Taoyuan, também interrompidos.

A previsão é de até 600 mm de chuva nas áreas montanhosas do sul nos próximos dias, informou a Administração Central de Meteorologia.

Mais de um ano de chuva caiu em uma única semana neste mês em algumas áreas do sul, provocando deslizamentos de terra e inundações generalizadas, com quatro mortes.

cnn

Mais lidas de Mundo
Últimas notícias de Mundo