Zambelli seguirá presa na Itália; deputada passa mal em audiência
reprodução
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), ouvida no Tribunal de Apelação de Roma nesta quarta-feira (13/8), passou mal durante a audiência, mas preferiu dar continuidade ao processo. Ela chegou a ser atendida por um socorrista do próprio tribunal.
Ao fim da audiência, o juiz Michele Monteleone autorizou perícia médica com urgência até 22 agosto. Zambelli, que teria mais de 10 doenças, incluindo a síndrome da taquicardia postural ortostática, que a levou à internação em 2024, está sem os medicamentos na prisão.
Usando calça jeans, Zambelli apareceu "abatida e bastante magra", de acordo com a correspondente do Metrópoles na Itália, Cinthia Rodrigues. O advogado da deputada pediu acompanhamento mais próximo por parte do médico da penitenciária.
A deputada federal também se emocionou durante a audiência e mandou um beijo para o pai, João Hélio, que acompanha o processo na Itália.
O advogado italiano Alessandro Gentiloni, que representa a Advocacia-Geral da União (AGU), acompanha a audiência. A solicitação foi feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Uma nova audiência foi marcada para 27 de agosto. Carla Zambelli segue presa no Instituto Penitenciário de Rebibbia, na periferia de Roma, onde deve permanecer até a conclusão do processo de extradição, pedida pelo governo brasileiro.
Foragida desde maio
Atualmente, ela está detida no Instituto Penitenciário de Rebibbia, na periferia de Roma, onde deve permanecer até a conclusão do processo. De acordo com a AGU, estão sendo adotadas todas as providências necessárias para atender ao pedido de extradição formulado pelo Brasil.
Zambelli estava foragida da Justiça desde o fim de maio, quando foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF no caso de invasão hacker do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
metrópoles