"Esquilos zumbis" cobertos por verrugas preocupam moradores; entenda vírus
reprodução
Esquilos com tumores semelhantes a verrugas e feridas purulentas têm sido vistos em quintais nos Estados Unidos e no Canadá, gerando preocupação entre moradores. O fenômeno foi registrado principalmente em estados como Maine e relatado por usuários em redes sociais como Reddit e X. Por causa da aparência, os animais doentes acabaram ganhando o apelido de "esquilos zumbis".
Especialistas afirmam que os animais não são perigosos. Eles sofrem de fibromatose do esquilo, uma doença de pele viral causada pelo leporipoxvírus. A infecção provoca crescimentos que podem acumular líquido e deixar os animais com falhas de pelos. A transmissão ocorre pelo contato direto com lesões ou saliva de indivíduos infectados, em dinâmica semelhante ao herpes em humanos.
Apesar da aparência incomum, a doença não representa risco a pessoas, animais de estimação ou aves. Segundo o Departamento de Pesca e Vida Selvagem do Maine, a fibromatose geralmente desaparece em quatro a oito semanas. Apenas em casos graves os tumores podem afetar órgãos internos e levar à morte.
Os especialistas explicam que a concentração de esquilos em locais de alimentação para pássaros facilita a disseminação do vírus. Animais doentes podem deixar saliva em sementes, contaminando outros que se alimentam do mesmo local. A recomendação é evitar contato direto com os roedores e permitir que a doença siga seu curso natural.
Relatos de esquilos doentes se intensificaram desde meados de 2023 e voltaram a crescer neste verão no hemisfério norte. Os casos ocorrem no mesmo período em que coelhos do Colorado foram diagnosticados com o vírus do papiloma, que provoca tumores semelhantes a chifres ou tentáculos ao redor da cabeça.
d24am