Português que ofereceu 500 euros por “cabeça de brasileiro” é preso
Reprodução
O homem português que viralizou em um vídeo nas redes oferecendo 500 euros por "cabeça de brasileiro" foi preso em Portugal. A Polícia Judiciária de Portugal, que efetuou a prisão, disse que o homem de 56 anos de idade já possuía antecedentes policiais por crime contra o patrimônio e era investigado antes mesmo do recebimento das denúncias causadas pelo vídeo.
De acordo com a Polícia portuguesa, ele foi preso fora de delito flagrante, no âmbito de um inquérito aberto pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Santa Maria da Feira, município no distrito de Aveiro.
No vídeo que circulou nas redes, o homem mostra uma nota de 500 euros e diz:
"Cada português que trouxer a cabeça de um brasileiro, desses zukas que vivem aqui em Portugal, estejam legais ou ilegais, cada cabeça que trouxer, cortada, rente no pescoço, eu pago € 500. Já que é para esculhambar o português, o português também tem que começar a usar as mesmas armas para esculhambar os zukas. Essa raça maldita".
Na publicação, a Polícia Judiciária portuguesa diz que a circulação do vídeo afetou gravemente o sentimento de tranquilidade e de segurança na comunidade, mobilizando a opinião pública e provocando forte alarme social.
Ana Paula Costa, presidente da Casa do Brasil de Lisboa, comentou sobre em suas redes sociais: "Que sirva de exemplo. Que não haja leniência com a incitação a crimes de ódio, ao racismo e à xenofobia.", escreveu Ana.
Agora, o detido será encaminhado para responder à justiça local.
metropoles