Mundo

Vila da Itália oferece R$ 120 mil para novos moradores; saiba por que

O programa também oferece metade dos dois primeiros anos de aluguel para quem preferir ser inquilino na vila


Imagem de Capa

Foto: Divulgação Wivoa Radicondoli

PUBLICIDADE

Autoridades de Radicondoli, em Toscana, na Itália, estão oferecendo até 20 mil euros (cerca de R$ 127 mil na cotação atual) para qualquer pessoa que queira comprar um imóvel na região. O programa também oferece metade dos dois primeiros anos de aluguel para quem preferir ser inquilino.

A medida tem como objetivo aumentar a população da vila medieval, que conta com 966 moradores. Em entrevista à CNN, o prefeito Francesco Guarguaglini disse que cerca de 15 idosos morrem por ano, enquanto apenas três bebês nascem.

"O objetivo é oferecer oportunidades para melhorar a qualidade de vida das pessoas, estimular o desenvolvimento econômico e residencial, e também convidar novos amigos para se juntarem à comunidade, com foco especial nos jovens", diz o site do programa.

Como condição para receber o benefício, os novos moradores vão ter que permanecer por pelo menos dez anos se comprarem uma casa e quatro anos se alugarem.

Radicondoli é uma vila histórica que já se destacou pela produção de lã e fica a menos de uma hora de Siena. Com traços medieval, a região abriga casas de pedra, torres e muralhas, além de oferecer atrações culturais e experiências típicas da região, como a gastronomia. No verão, as autoridades organizam shows e encontros para assistir o pôr do sol.

Um vídeo divulgado pelo programa conta a história da região e mostra detalhes das ruas medievais.

"Nossa vila é verde, usamos energia geotérmica produzida em nosso território e recebemos royalties de uma fornecedora nacional de energia. Portanto, também é uma vila bastante rica, apesar de muitas pessoas terem fugido", disse Guarguaglini.

A região já chegou a abrigar 3.000 moradores. No entanto, por volta de 1950, os jovens começaram a se mudar para estudar ou trabalhar em cidades maiores. Quando o projeto foi lançado, a vila tinha cerca de 900 habitantes. Graças à iniciativa, o número de moradores já ultrapassa 960.

D24am

Mais lidas de Mundo
Últimas notícias de Mundo