Divulgação/PF
A Polícia Federal (PF) executou, na manhã desta sexta-feira (24/10), a Operação Loki, destinada a desarticular um esquema de falsificação de diplomas de graduação, mestrado e doutorado utilizados para ingresso e ascensão funcional na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Porto Velho (RO), sob autorização da 7ª Vara Federal Criminal, visando a coleta de elementos que comprovem a autoria dos crimes sob investigação.
Conforme informações obtidas pelo Portal SGC, as investigações tiveram origem em uma comunicação oficial da própria UNIR, que detectou indícios de irregularidade em documentos apresentados por uma ex-servidora durante sua candidatura ao cargo de vice-reitora. As apurações identificaram o uso de pelo menos cinco diplomas falsificados, além de outros documentos irregulares, como múltiplos CPFs e títulos de eleitor, sugerindo uma possível atuação sistemática da investigada.
A investigada poderá responder criminalmente por uso de documento falso, falsificação de documento público, falsidade ideológica e estelionato.
Portal SGC