Plantão de Polícia

PF investiga rede que facilitava migração ilegal de brasileiros para os EUA

Operação Marco Final cumpre mandados em três estados após descoberta de esquema que utilizava documentos falsos para retirar menores do país


Imagem de Capa

Divulgação/PF

PUBLICIDADE

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (27), a Operação Marco Final para investigar uma estrutura organizada responsável pela promoção de migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. A ação teve início após a identificação de um caso em que documentos falsos foram usados para emitir passaporte de uma criança levada ao exterior pela própria mãe.

Conforme informações obtidas pelo Portal SGC, as apurações começaram em 2023, quando a PF recebeu uma notícia-crime envolvendo a emissão fraudulenta de passaporte e uma autorização irregular para viagem internacional. O episódio levou ao ingresso da menor em território norte-americano de forma ilegal, o que levantou suspeitas sobre a existência de um esquema mais amplo.

A investigação confirmou a presença de uma rede estruturada para facilitar a saída irregular de brasileiros, o que levou ao cumprimento de sete mandados de busca e apreensão nos estados de Rondônia, Minas Gerais e Bahia, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia. Segundo a corporação, os investigados poderão responder, em princípio, pelos crimes de promover migração ilegal e integrar organização criminosa.


Portal SGC

Mais lidas de Plantão de Polícia
Últimas notícias de Plantão de Polícia