Rondônia

Ação que investiga crimes eleitorais na campanha de Marcos Rocha acontece nesta segunda-feira

Caso haja condenação e a cassação da chapa, uma nova eleição deverá ser realizada ainda este ano


Imagem de Capa

PUBLICIDADE

O governador do Estado, Cel Marcos Rocha (União Brasil) está sendo investigado por possíveis  crimes eleitorais cometidos nas eleições de 2022, quando concorreu a reeleição para o governo e venceu. 

A audiência de ação de investigação na Justiça Eleitoral que investiga o atual governador, foi antecipada para a próxima segunda-feira (24) pelo desembargador Miguel Mônico, Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Mesmo a defesa tentando várias manobras no sentido de postergar o julgamento, a audiência de oitiva das testemunhas como um aceno que o processo vai estar com a "instrução probatória" concluída acontecerá na próxima semana.

A ação que poderá resultar na cassação da chapa vencedora envolve a participação de servidores da Emater na campanha eleitoral, inclusive sob ameaça de demissão caso não estivesse envolvidos da campanha de reeleição do governador Marcos Rocha. Dentro do processo, uma série de aspectos são apontados como "abuso de poder". 

De acordo com a petição:  "desde o início do primeiro turno, observou-se por parte dos Investigados a utilização do aparato estatal com vistas a ofender a liberdade do voto e obter vantagens indevidas, desequilibrando o pleito".


Alguns servidores chegaram a ser removidos e outros tantos foram exonerados das funções gratificadas.


Segundo a ação de cassação, na época, presidentes de uma das instituições ligadas ao governo afirmavam em mensagens que aqueles que não se comprometessem com a reeleição de Rocha seriam exonerados do cargo. 


Caso haja condenação e a cassação da chapa, uma nova eleição para governador deverá ser realizada ainda este ano. 

Portal SGC


Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia