As famílias foram beneficiadas com a instalação de placas solares
(Divulgação)
Na comunidade de Ressaca, situada às margens do Rio Madeira e localizada a cerca de duas horas de barco de Porto Velho, mais de 20 famílias encontraram uma transformação significativa em suas vidas. Elas vivem da agricultura e da pesca, e em 2022, foram agraciadas pelo Programa Mais Luz para a Amazônia (MLPA), uma iniciativa promovida pelo Governo Federal e o Ministério de Minas e Energia que visa proporcionar acesso à energia elétrica para as populações localizadas em regiões remotas dos estados da Amazônia Legal.
Graças à execução do programa pela Energisa, lamparinas e ruidosos geradores de energia se tornaram coisas do passado nessa região. As famílias foram beneficiadas com a instalação de placas solares que fornecem eletricidade de forma contínua e sustentável. Somente no último ano, aproximadamente 900 famílias em Rondônia foram contempladas com esses equipamentos, trazendo melhorias significativas para suas atividades diárias.
Um dos beneficiados é Lucas Bezerra, morador da comunidade junto com sua esposa e quatro filhos, além de ser proprietário de um mercadinho local. Para ele, desde a chegada do MLPA, "a vida melhorou 100% e ajudou, inclusive, na comercialização de itens como bebidas e refrigerantes". Sua vizinha, Francisca de Oliveira, também comerciante de produtos similares, compartilha do mesmo sentimento, afirmando que "as coisas melhoraram muito com a chegada das placas solares do MLPA".
Apesar dos desafios logísticos enfrentados pela implementação do programa no estado, o gerente do Departamento de Construção e Manutenção da Energisa, Carlos Alexandre Oliveira, ressalta o sucesso da iniciativa ao levar energia para centenas de famílias ribeirinhas e quilombolas. "Foi necessário um planejamento resoluto, assertivo e um movimento intenso das equipes envolvidas, para que os objetivos do programa fossem alcançados. Ver a satisfação no rosto dessas pessoas é sempre muito gratificante", afirma Carlos.
A expectativa é que até o ano de 2024, mais de 2.800 famílias em Rondônia sejam beneficiadas pelo Programa Mais Luz para a Amazônia, possibilitando que essas comunidades utilizem energia limpa e renovável, proporcionando desenvolvimento e qualidade de vida sustentável.
Redação SGC