Rondônia

Auditoria do TCE aborda oportunidades de melhoria dos serviços da Polícia Civil de Rondônia

O documento traz, além da metodologia, as técnicas aplicadas para reunir as evidências apontadas na auditoria.


Imagem de Capa

Auditoria do TCE aborda oportunidades de melhoria dos serviços da Polícia Civil de Rondônia

FOTO: REPRODUÇÃO

PUBLICIDADE

O relatório final da auditoria operacional realizada pelo Tribunal de Contas de Rondônia que visa o aprimoramento e melhorias na política de segurança pública do Estado de Rondônia com foco na Polícia Civil foi divulgado.

O documento traz, além da metodologia, as técnicas aplicadas para reunir as evidências apontadas na auditoria. Esse procedimento se assemelha a um trabalho de consultoria, inclusive, tendo sido viabilizado com o apoio e parceria da própria Polícia Civil.

Entre as constatações, destacam-se: ausência de investimentos e de autonomia financeira nas unidades policiais; déficit de pessoal nos quadros da instituição policial; carência de infraestrutura física e tecnológica nas delegacias; falhas nos mecanismos de planejamento, avaliação e monitoramento da política pública.

Agora o relatório consolidado será encaminhado ao conselheiro relator das contas da PC-RO. Este, por sua vez, após ouvido o Ministério Público de Contas (MPC-RO), submeterá o processo de auditoria à deliberação do Pleno, que deliberará acerca das medidas e/ou recomendações que visam à melhoria dos serviços da Instituição auditada.

NOVA FORMA DE ATUAÇÃO DO TCE

Esse trabalho compõe a nova forma de atuar do TCE-RO nos trabalhos de fiscalização, buscando viabilizar a efetividade para solução dos desafios mapeados durante o processo de auditoria.

Tanto que, para esse trabalho realizado junto à Polícia Civil, houve ações como entrevistas e aplicação de questionários aos gestores e servidores. E ainda: uma ação de "benchmarking" (compartilhamento de ideias e procedimentos) por meio de visitas técnicas realizadas por servidores do Tribunal de Contas e da Polícia Civil de Rondônia às Polícias Civis dos Estados do Mato Grosso (PC-MT) e do Paraná (PC-PR).

Nesse sentido, é importante citar que, mesmo após a conclusão e entrega do relatório final, com a consequente deliberação do Tribunal, por meio de seu Colegiado, a unidade fiscalizada continuará recebendo o apoio do TCE, auxiliando na viabilização das medidas tendentes à solução dos desafios apontados.


Portal SGC

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia