Saiba como doar para o Banco de Leite de Rondônia
Divulgação/Governo de Rondônia
O Banco de Leite Humano Santa Ágata (BLH), localizado anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, capta mães de recém-nascidos que têm uma produção de leite excelente e podem doar o excedente para bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.
De acordo com o Banco de Leite, é importante que os bebês tenham "a alimentação exclusiva com leite materno até os seis meses de idade e complementar até pelo menos os dois anos".
Como doar?
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano de Rondônia, Taiane Falcão Teixeira, a instituição convida mães para serem doadoras. ‘‘São aquelas mulheres que para preparar a mama para o seu próprio bebê, de forma que ele tenha uma pega correta, precisa esvaziar um pouco essa mama", explicou.
As interessadas devem preencher um cadastro devem passar por exames para avaliar o estado de saúde. Caso a doadora seja considerada apta, ela recebe uma visita semanal de um profissional. A mãe recebe um kit para armazenar o leite.
Além disso, recebe toda orientação necessária para extrair e estocar. As doadoras também recebem acompanhamento para verificar as condições da saúde mensalmente, assim como o bebê.
Outros serviços
O Banco de Leite também atua protegendo e promovendo o aleitamento materno. Por isso, constantemente atendem mães com intercorrências mamárias e realizam orientações quanto a maneira adequada do bebê e da sucção.
Caso a mãe esteja insegura quanto ao peso do filho, o Banco de Leite também realiza o acompanhamento do peso do bebê a cada três dias.
As interessadas no atendimento materno-infantil não precisam agendar o serviço. O acesso aos cuidados e assistência está disponível por livre demanda, de segunda a domingo, das 7h às 17h.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS
Loide Gonçalves/Portal SGC