Rondônia

Editora lança livro sobre transplantes de órgãos e povos indígenas

Livro explora a relevância da cultura em transplantes de órgãos entre populações étnicas diversas.


Imagem de Capa

Editora lança livro sobre transplantes de órgãos e povos indígenas

Reprodução

PUBLICIDADE

Foi lançado o livro "Organ Transplantation and Native Peoples: An Interdisciplinary Approach" (Transplante de Órgãos e Povos Nativos: Uma Abordagem Interdisciplinar), pela editora Springer. Os autores, o antropólogo Estevão Rafael Fernandes, da Universidade Estadual de Rondônia, e a nefrologista Ana Karoline Nobrega Cavalcanti, do departamento de transplante renal da Secretaria de Saúde de Rondônia, trazem à tona a relevância da cultura ao se trabalhar com transplante de órgãos em comunidades indígenas. O livro ainda não foi disponibilizado em português.

O foco do livro é compreender por que a cultura desempenha um papel tão crucial no contexto dos transplantes de órgãos entre populações etnicamente diversas. Dividido em quatro capítulos, o livro oferece uma visão profunda sobre a relação entre a medicina antropológica, a cultura e os cuidados de saúde, especialmente quando se trata de grupos indígenas.

Em suas páginas introdutórias, os autores destacam a diversidade de perspectivas que diferentes culturas têm em relação a corpo, saúde, doença, cura e cuidado. Eles enfatizam que o enfoque estritamente biomédico nem sempre está preparado para compreender e lidar adequadamente com as nuances culturais que permeiam a visão dos povos nativos sobre o transplante de órgãos.

O livro tem por objetivo não apenas compreender essas perspectivas culturais, mas também oferecer diretrizes práticas para profissionais da saúde que trabalham diretamente com populações indígenas.  

Além de se apresentar como uma ferramenta valiosa para profissionais de saúde que trabalham com comunidades indígenas, o livro também atrai a atenção de pesquisadores das ciências sociais e da saúde, incluindo antropologia médica, saúde pública, enfermagem, bioética e epidemiologia. A abordagem interdisciplinar promovida pelo livro visa preencher uma lacuna importante na compreensão das complexas interações entre a cultura, a saúde e os transplantes de órgãos, especialmente em contextos étnicos variados.

ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS

Redação SGC

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia