Rondônia

Conheça o trabalho dos artesãos da comunidade karitiana na 12° Expovel

Os artesãos utilizam sementes de jatobá, açaí, tucumã e outros elementos em seus produtos


Imagem de Capa

Conheça o trabalho dos artesãos da comunidade karitiana na 12° Expovel

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

Entre muitos atrativos e diversos estandes com novidades e produtos inovadores na 12° Expovel , o portal SGC conversou com um casal de artesãos da comunidade Karitiana que estão expondo os seus produtos nessa edição na Feira.


Elivar Karitiana trabalha há mais de 3 anos com artesanato juntamente com sua esposa Marilena. Os artesãos trabalham em casa e produzem todos os seus artesantos com materiais naturais e elementos da natureza. O artesão utiliza sementes de açaí, tucumã, cuquinho e outras sementes da amazônia para fazer miçangas e colares.

"Além das sementes do açaí, tucumã, também utilizo penas de algumas aves, espinha de porco e de outros animais que nós consumimos. Eu produzo brincos de penas e as pessoas gostam muito, ficam admiradas com nossos produtos. Nós vivemos do artesanato e de toda a nossa arte, pagamos nossas contas e sobrevivemos disso", disse o artesão.

Elivar começou a observar em suas viagens pelo interior que as sementes do tucumã, jatobá, açaí não eram tão exploradas e teve a ideia de colocar essas sementes como elementos essenciais no seu trabalho.


Marilena de 46 anos é esposa de Elivar e fala da importância que o artesanato tem para sua família e do trabalho em conjunto com seu marido.

"Nós trabalhos juntos há anos, eu também coloco a mão na massa. Faço cocar, miçangas, colares, arco e flexa. Todo esse trabalho que estamos fazendo é uma forma de apresentar nossa cultura, nossa etnia para as pessoas. Não queremos apenas vender nossos produtos, queremos também que as pessoas nos conheçam e descubram mais da nossa origem", falou Marilena.


Flávia Karitiana de 30 anos também é artesã, a empreendedora possui um estande variado de elementos e produtos indígenas. Um desses produtos é a Zarabatana, que é uma arma indígena que consiste em um tubo de madeira oco pelo qual são soprados dardos e flechas. A Zarabatana é também utilizada como prática esportiva pelos povos tradicionais, sendo uma das armas mais importantes e famosas das comunidades indígenas.

"Eu faço um pouco de tudo, produzo arco e flexas, colares, chaveiros, customizo brinquedos para crianças. Eu gosto de misturar elementos nas minhas peças, sementes de frutas, como jatobá, açaí, cuquinho e além disso faço aneis, miçangas. Agumas peças eu também utilizo dentes de animais, como de macaco, porco e penas de araras e outras aves", finalizou a artesã.

ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS 

Redação/ Portal SGC


Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia