Capital de Rondônia amanhece com fumaça densa
Foto: Fabiano do Carmo/SGC
Nesta terça-feira, 5 de setembro, data celebrada como o Dia da Amazônia, a capital de Rondônia, Porto Velho, foi surpreendida por uma massa de fumaça que cobriu a cidade nas primeiras horas do dia. Nas redes sociais, internautas compartilharam fotos e comentaram sobre a situação preocupante.
A densa neblina de fumaça levou a uma série de questionamentos e preocupações entre os moradores. A origem exata dessa fumaça não foi imediatamente confirmada, mas é possível ter relação com queimadas e incêndios florestais que frequentemente afetam a região amazônica, especialmente nesta época do ano.
À medida que o Dia da Amazônia é celebrado, a fumaça que encobriu Porto Velho é um alerta sobre os desafios enfrentados para garantir a saúde e a vitalidade dessa região, não apenas para as comunidades locais, mas para todo o planeta. A Amazônia desempenha um papel vital na regulação do clima global e na manutenção da biodiversidade, e sua preservação é uma responsabilidade de todos.
Neste #DiadaAmazonia assim volta a despertar a capital de Rondônia, Porto Velho. Um antigo e trágico problema vivido pela população do Norte nesta época do ano. Os primeiros dias do mês mostram que setembro permanece um desafio no combate às queimadas na Amazônia. pic.twitter.com/Dp3IrVXtfk
— Varadouro (@ovaradouro) September 5, 2023
No dia da Amazônia, Porto Velho em Rondônia amanhece coberta com fumaça das queimadas. Clima irrespirável e insustentável para toda natureza. Vegetação e vidas secas. Agonia e morte da biodiversidade. Fotos de @FCostaReal #Amazonia #Brasil #DiaDaAmazonia #natureza, #meioambiente pic.twitter.com/75PJK5Ehjp
— Living in the Amazon of Brazil! (@FCostaReal) September 5, 2023
Clima de hoje em Porto Velho: fumaça
— ????????C??????? ???????????? (@carneirovski) September 5, 2023
Origem do Dia da Amazônia
A data foi instituída no Brasil em 2007, por meio da Lei n.º 11.621, e se originou do desejo de preservar e proteger esse ecossistema diverso e essencial para a vida no planeta. A escolha do dia 5 de setembro se deve à assinatura do tratado que criou a maior reserva de biodiversidade do mundo: a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, localizada no Amazonas.
A Amazônia também é lar de diversas comunidades indígenas, com um profundo conhecimento e ligação com a floresta, além de desempenharem um papel importante na preservação de suas terras ancestrais.
Segundo a WWF-Brasil, a Amazônia possui a maior extensão de territórios protegidos. No total, são 314 unidades de conservação, entre federais, estaduais e algumas municipais, que representam mais de 1 milhão de km² ou 26% do total da área da Amazônia brasileira.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS
Fabiano do Carmo - Portal SGC