Seca do Rio Madeira interrompe a operação da Hidrelétrica Santo Antônio; veja o vídeo
Reprodução/Santo Antônio
A Santo Antônio Energia lançou uma nota informando sobre a interrupção temporária da operação da hidrelétrica nesta segunda-feira (2). O motivo é justamente a seca histórica do Rio Madeira, que impossibilita a plena operação do espaço.
Segundo a empresa, o alinhamento para a suspensão temporária foi feito em conjunto. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) participaram da decisão.
Além disso, a nota aponta que os níveis de vazão estão registrados em cerca de 50% abaixo da média.
O rio chegou aos 1,43 metros. A Santo Antônio afirmou que "o desligamento visa preservar a integridade das unidades geradoras da hidrelétrica, por isso a operação foi temporariamente interrompida."
Veja a nota completa
"Ainda reflexo dos baixos níveis de vazão registrados atualmente no rio Madeira, cerca de 50% da média histórica, a Santo Antônio Energia interrompeu momentaneamente a operação da Hidrelétrica Santo Antônio, em alinhamento com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).
Esta medida atende aos limites operativos definidos na fase de projeto junto aos fabricantes, que estipulam parâmetros mínimos para operação segura das unidades geradoras. Atualmente, como o rio Madeira apresenta recorde de baixa vazão, o desligamento visa preservar a integridade das unidades geradoras da hidrelétrica, por isso a operação foi temporariamente interrompida.
Mesmo nesta condição, o rio Madeira permanecerá seguindo seu curso natural, com passagem da vazão concentrada no Vertedouro Principal da usina, sem qualquer impacto em seu fluxo natural".
O que diz a Prefeitura?
Nas redes sociais, o prefeito Hildon Chaves falou sobre a suspensão das atividades. Segundo ele, o prazo deve se perdurar por 10 a 15/20 dias. Veja o vídeo abaixo.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS
Redação SGC