Divulgação - Prefeitura PVH
Em busca de preparar profissionais para possíveis circunstâncias emergenciais como engasgo, desmaio, queda, convulsão e até ataque alérgico envolvendo estudantes de escolas municipais, foi lançado o programa "Salvando Vidas". A iniciativa é da Prefeitura de Porto Velho em parceira com as Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semusa).
Para botar em prática a iniciativa, será ofertada a formação de primeiros socorros direcionada a gestores, professores e profissionais de apoio escolar que atuam diretamente nas unidades de ensino e contará com o apoio de instituições parceiras, visando a capacitação dos técnicos e educadores.
De acordo com a secretária da Semed, Gláucia Negreiros, "Salvando Vidas" é um treinamento muito importante para que os profissionais estejam habilitados a atuar em caso de emergência. Os primeiros socorros são ações que devem ser tomadas rapidamente, logo após o acidente, fator que pode evitar o agravamento do problema. "Saber agir até que chegue o socorro profissional, pode salvar vidas", analisa a titular da pasta de educação.
"Os profissionais serão orientados desde a vestimenta até os métodos de segurança e controle emocional diante da situação. Antes de qualquer procedimento de primeiros socorros, é importante que o socorrista tenha em mente a necessidade de manter a calma, afastar os curiosos e garantir que o serviço de emergência seja chamado", enfatizou Reginaldo Lourenço, médico pediatra que atua no Hospital Cosme e Damião, e é voluntário no programa de formação.
KITS DE PRIMEIROS SOCORROS
A capacitação atende à Lei 13.722/18, conhecida como Lei Lucas, que estabelece que as escolas da educação básica, sejam públicas ou privadas, devem oferecer formação aos professores e funcionários sobre noções básicas de primeiros socorros.
A iniciativa oferece segurança aos professores e profissionais da educação em casos de urgência e emergência, além de tornar as escolas municipais espaços qualificados para dar assistência aos alunos nessas situações.
A Prefeitura Municipal de Porto Velho já articula parceria com a Assembleia Legislativa de Rondônia, para criação de emenda parlamentar para atender à aquisição de kits de primeiros socorros na rede municipal e estadual de educação.
LEI LUCAS
"A Lei Lucas foi criada no dia 4 de outubro de 2018, e determina ainda que os estabelecimentos de ensino da rede pública ou privada devem dispor de kits de primeiros socorros conforme orientações das entidades especializadas em atendimento emergencial à população. O objetivo é garantir que todos saibam agir nos primeiros socorros até que a assistência médica especializada chegue ao local.
VEJA A MATERIA
portal sgc