Rondônia

Prazo prorrogado: Detran-RO estende exigência de dispositivos de segurança para caminhões basculantes até 2027

Medida visa aumentar a segurança nas rodovias e reduzir sinistros envolvendo esse tipo de veículo


Imagem de Capa

Fotos: Ícaro Rafael /Secom

PUBLICIDADE

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) estendeu o prazo para a instalação de dispositivos de segurança em caminhões basculantes até 2027. A decisão, determinada pela Resolução nº 1.007 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), substitui a anterior, que estabelecia a obrigatoriedade a partir de 2023.

De acordo com a nova resolução, os caminhões basculantes e caminhões-tratores que rebocam veículos com carrocerias basculantes deverão contar com um dispositivo de alerta sonoro e luminoso. Esse dispositivo é acionado sempre que a tomada de força é ativada. A exigência da instalação será implementada progressivamente a partir do licenciamento de 2027, conforme cronograma estipulado pelo Detran-RO.

O objetivo principal dessa medida é aumentar a segurança nas rodovias, reduzindo o número de acidentes envolvendo caminhões basculantes. Segundo Tiago Veloso, diretor Técnico de Veículos do Detran-RO, os dispositivos de alerta servem para informar o operador sobre o acionamento da tomada de força e se a caixa de carga está fora da posição inicial, por meio de sinais luminosos e sonoros. Ele ressalta que o controle eletrônico da tomada de força também evita que a velocidade do caminhão ultrapasse 10 km/h quando a tomada está ligada, o que contribui para a prevenção de acidentes.

A instalação desses dispositivos não só beneficia os trabalhadores, garantindo sua segurança, mas também os demais usuários das vias. O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes, enfatiza a importância de os proprietários de caminhões basculantes realizarem a instalação o quanto antes, mesmo antes do prazo estabelecido para 2027.

Portal SGC

Qual tipo de evento cultural você prefere participar em Porto Velho?

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia