Foto: Felipe Ribeiro
Na tarde de quarta-feira (8), a Prefeitura de Porto Velho deu início à campanha "Maio Amarelo" 2024, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Com o lema "Paz no Trânsito Começa por Você!", a iniciativa busca intensificar os esforços para diminuir os índices de acidentes na capital rondoniense.
O titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), Anderson Pereira, enfatizou a importância do evento, destacando a necessidade de ações educativas e repressivas para combater a violência no trânsito. Pereira anunciou uma extensa programação dentro das escolas e empresas, incluindo palestras educativas e fiscalização por equipes de agentes de trânsito em pontos estratégicos da cidade.
Além disso, a Prefeitura está intensificando o trabalho de sinalização viária, substituindo e reforçando placas de trânsito em locais críticos, como cruzamentos semafóricos e vias com alto índice de acidentes. Medidas eletrônicas e redutores de velocidade estão sendo empregados para coibir comportamentos irresponsáveis de condutores.
Na busca por um trânsito mais seguro e humano, a Semtran busca parcerias, conforme destacou Joelmir Silva, coordenador de Trânsito. Escolas e empresas já estão engajadas em iniciativas como o projeto "Criança de Hoje, Condutor de Amanhã" e o programa "Empresa Amiga do Trânsito".
A diretora da Escola Municipal Francisco Elenilson Negreiros, Nélida Moura, ressaltou a importância de educar desde cedo sobre segurança viária, enquanto Andreia Valéria Batista, diretora da Escola Municipal Antônio Ferreira da Silva, destacou o papel das crianças na conscientização dos pais.
O evento contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, e representantes do Corpo de Bombeiros, entre outros convidados. A campanha "Maio Amarelo", criada pela ONU em 2011 e adotada no Brasil em 2014, visa promover uma cultura de paz e responsabilidade no trânsito.
Portal SGC