Foto: Reprodução
O assessor da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), Aldo Melo, participou na última segunda-feira (2), do programa Radar Rondônia, onde apresentou detalhes sobre a programação do 4º Fórum de Inovação promovido pela agência. O evento, que já está em sua quarta edição, tem como propósito principal debater o futuro de Porto Velho, especialmente nas áreas de tecnologia, economia e desenvolvimento sustentável. Segundo Aldo Melo, o fórum é uma oportunidade para reunir ideias e propostas que contribuam para o progresso da cidade.
"O fórum busca trazer o futuro mais próximo de nós. É um espaço para debater temas que fomentem modelos de desenvolvimento mais avançados, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida dos porto-velhenses", explicou o assessor.
Entre os tópicos que serão abordados estão:
• GovTech: Soluções tecnológicas para a gestão pública;
• Smart Cities: Desenvolvimento de cidades inteligentes;
• Sustentabilidade: Propostas voltadas ao crescimento econômico aliado à preservação ambiental.
Aldo destacou que Porto Velho já apresenta avanços significativos na integração de dados para a tomada de decisões, citando como exemplo a gestão municipal que utiliza informações cruzadas das áreas de educação e saúde. "Esse tipo de abordagem, baseada em dados, é essencial para transformar Porto Velho em uma cidade inteligente, promovendo decisões mais eficazes e benéficas para a população", afirmou. Uma das novidades desta edição será a Expo de Startups, a primeira do tipo realizada em Rondônia. Durante o evento, que acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro no Museu da Estrada de Ferro, 12 startups se revezarão em seis espaços, apresentando suas ideias, serviços e inovações por meio de um telão interativo no formato history.
A iniciativa busca integrar estudantes, pesquisadores, empresas, instituições de ciência e tecnologia (ICTs) e startups em um ambiente colaborativo, onde poderão compartilhar desafios e propor soluções inovadoras.
"O fórum é um elo entre diferentes atores, permitindo que todos participem ativamente, tragam suas dificuldades e apresentem propostas para superá-las. Esse é o papel e a essência do Fórum de Inovação", concluiu Aldo Melo. O evento reforça o compromisso da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho em criar espaços que incentivem o debate e promovam ações concretas para o avanço tecnológico e sustentável da capital rondoniense.
Confira a entrevista:
Portal SGC