Foto: Reprodução
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (10), um reajuste tarifário que impactará os consumidores de energia elétrica em Rondônia. O aumento médio será de 3,03% e entrará em vigor a partir da próxima sexta-feira, 13 de dezembro. O reajuste será aplicado tanto para consumidores de baixa tensão, como residências e propriedades rurais, quanto para aqueles de alta tensão, incluindo indústrias e serviços públicos. A medida foi homologada após análise dos custos de distribuição de energia no estado.
Percentuais de reajuste
• 2,55%: Consumidores de baixa tensão (média)
• 5,00%: Consumidores de alta tensão (média)
• 3,03%: Efeito médio geral
Fatores que influenciaram o aumento
O reajuste considera custos relacionados à quitação de encargos como a Conta Covid, instituída durante a pandemia, e a Conta de Escassez Hídrica, de 2022. Esses fatores, somados a outros custos de operação, impactaram diretamente as tarifas.
Destino dos valores pagos pelos consumidores
Do total arrecadado na conta de energia de clientes residenciais, apenas 28,14% são destinados à Energisa, concessionária responsável pela distribuição, para cobrir despesas com salários, manutenção e investimentos. O restante é dividido da seguinte forma:
• 28,96%: Transmissão de energia
• 30,86%: Tributos
• 12,04%: Encargos setoriais
Condições especiais para negociação de dívidas
A Energisa anunciou uma campanha de renegociação de débitos, válida até 3 de janeiro de 2025. Os clientes poderão parcelar suas dívidas em até 36 vezes, sem entrada inicial, e obter descontos de até 80% sobre multas, juros e correções monetárias. A empresa orienta os consumidores a procurarem os canais de atendimento para verificar as condições e regularizarem suas pendências, aproveitando os benefícios oferecidos na campanha.
Portal SGC