Fotos: Liduína Girão
Com o objetivo de discutir políticas públicas voltadas ao aprimoramento do atendimento socioeducativo, o Governo de Rondônia participou da I Reunião Técnica do Fórum Nacional dos Gestores do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Fonacriad), representado pela Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease). O evento ocorreu entre os dias 26 e 28 de março, em São Paulo, e teve como tema "Mentes que Transformam: Saúde Mental de Adolescentes e Servidores do Sistema Socioeducativo". A reunião reuniu gestores de todo o país para discutir políticas públicas voltadas ao aprimoramento do atendimento no sistema socioeducativo.
A ressocialização de adolescentes em conflito com a lei tem sido um dos grandes desafios enfrentados pelo sistema socioeducativo brasileiro. Em Rondônia, a Fease tem se destacado com iniciativas voltadas à reintegração desses jovens à sociedade, por meio de educação, capacitação profissional e apoio psicossocial. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pilar Lacerda; o Secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fabio Prieto; a Presidente da Fundação CASA/SP, Claudia Carletto; e o Presidente do Fonacriad, Roberto Bassan. A Fease representou Rondônia no encontro, contribuindo com experiências e estratégias voltadas à ressocialização e ao bem-estar de adolescentes e servidores do sistema socioeducativo.
Um dos destaques do evento foi a apresentação de relatos de diferentes estados sobre iniciativas de sucesso na área. Representantes de Rondônia compartilharam experiências sobre projetos que têm promovido um impacto positivo na ressocialização de adolescentes e na melhoria das condições de trabalho dos profissionais do sistema socioeducativo.
Segundo a assessora de saúde da Fease, Maria Suely Parente Lime de Brito, "Participar do Fórum em São Paulo foi uma experiência valiosa, que fortalece as práticas e políticas na socioeducação. A troca de informações entre gestores de todo o país permite discutir desafios, compartilhar soluções e aprimorar o atendimento socioeducativo. Em Rondônia, temos investido na saúde mental de adolescentes e profissionais, e esses encontros são fundamentais para construir redes de apoio e desenvolver estratégias mais eficazes para todo o sistema", pontuou.
A Fease destacou a necessidade de continuar investindo em programas de saúde mental para adolescentes e servidores, garantindo suporte adequado para reduzir a reincidência infracional e promover um ambiente mais saudável dentro das unidades socioeducativas. Durante a reunião, os participantes contribuíram para a elaboração da Carta do Fonacriad - São Paulo/SP, documento que consolida as principais reflexões e diretrizes discutidas no encontro.
Portal SGC