A APAE foi criada há 42 anos em Ji-Paraná
Divulgação
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ji-Paraná comemora neste mês de abril os seus 42 anos de existência e 37 anos de criação do Instituto de Educação Especializado (IEE) - Dr. Antônio Lázaro de Moura. Em comemoração, a diretoria programou uma série de atividades comemorativas para celebrar as conquistas dessa trajetória de inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
A APAE é uma sociedade civil, filantrópica, assistencial e educativa, sem fins lucrativos. O objetivo maior é tornar melhores as condições de vida da pessoa portadora de deficiência e, principalmente, assegurar o desenvolvimento e os direitos do cidadão. Em Ji-Paraná, a APAE presta atendimentos por meio do Instituto a centenas alunos portadores de deficiências, contando com a participação de profissionais das áreas de educação especial, habilitação, reabilitação, saúde, iniciação para o trabalho, esporte e lazer.
De acordo com a diretora Maria José, durante as comemorações haverá atividades culturais, homenagens com a participação de alunos, familiares e colaboradores. Para o presidente da APAE, Edson Aleotti, o momento é de comemorar e agradecer por todas as conquistas. "Continuaremos ampliando as ações desse trabalho, sempre com responsabilidade. Uma das metas da atual diretora é de conseguir construir uma nova sede.
O advogado e vice-presidente da entidade, Ivan Machiavelli, destacou o trabalho realizado pelo ex-presidente, doutor Antônio Lázaro de Moura. Já Minelvina Borges mãe do aluno, Helcione Borges estudante do instituto há 35 anos, comentou que o filho não andava e nem falava quando foi matriculado na instituição. "Hoje, Helcione realiza várias atividades durante o dia". Afirmou.
J Nogueira/PortalSGC