Rondônia

Rio Madeira recua 13 centímetros e registra 16,67 metros nesta quarta-feira (9)

A projeção é de que o Rio Madeira encerre a semana com uma cota de 16,75 metros


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

O Rio Madeira apresentou instabilidade nas últimas doze horas, atingindo a marca de 16,80 metros às 19h da última terça-feira (8). Contudo, na manhã desta quarta-feira (9), o nível do rio foi registrado em 16,67 metros, representando uma variação de 13 centímetros no período. De acordo com os dados hidrológicos divulgados pela Rede Hidrometeorológica Nacional — sob responsabilidade da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) em parceria com outras instituições —, a projeção é de que o Rio Madeira encerre a semana com uma cota de 16,75 metros.

Uma força-tarefa coordenada pela Sala de Situação da Defesa Civil está monitorando constantemente o comportamento do rio, que continua a causar transtornos para as comunidades ribeirinhas nos 51 distritos impactados pela cheia. Até o momento, já foram distribuídos mais de 50 mil litros de água potável e 4,5 mil cestas básicas, além de kits de higiene, hipoclorito de sódio e outros itens essenciais, fundamentais para o atendimento emergencial dessas populações.

Destaca-se, ainda, que a campanha S.O.S Ribeirinhos continua arrecadando doações da sociedade civil organizada, com o objetivo de mitigar os impactos causados pela cheia. As contribuições podem ser entregues diretamente na sede da Defesa Civil, localizada na Avenida Rafael Vaz e Silva, nº 1472, bairro São Cristóvão, ou por meio do telefone (69) 8473-2112.


Portal SGC

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia