A Defensoria Pública de Ji-Paraná fica na Avenida Marechal Rondon, centro do primeiro distrito
Divulgação
Os pedidos de pensão alimentícia têm liderados os processos junto a Defensoria Pública no município de Ji-Paraná. A informação foi prestada pelo Defensor Público, João Verde Navarro, durante a participação do órgão na 2ª edição do Dia de UNIR do último domingo no campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Na sequência vêm as solicitações no âmbito da saúde e educação.
No decorrer do evento solidário, muitas pessoas recorreram à sala da Defensoria Pública em busca das mais diversas orientações para tirarem dúvidas jurídicas sobre o novo Registro Geral, consultas médicas, possíveis ações e algumas petições. "Durante este evento conseguimos abrir algumas petições. O Dia de UNIR é muito importante, especialmente, para a comunidade mais carente", comentou.
Ainda de acordo com João Verde Navarro, na Defensoria Pública são atendimentos casos como: Direitos Humanos, Criminal, Família e Sucessões, Saúde, Previdência Social e pensão alimentícia. "É muito importante que a pessoa nos procure já com toda a documentação necessária para que o processo seja rapidamente encaminhado ao Judiciário", afirmou.
Movimento
Na Defensoria Pública de Ji-Paraná, até o último mês de abril, em média são atendidas mais de 100 pessoas diariamente. Atualmente, a maior procura é relacionada aos casos de pensão alimentícia, seguido da área de saúde com pedidos de cirurgias, medicamentos, exames, entre outros. "É muito importante a pessoa acompanhar o andamento do processo" disse João Verde Navarro. Ainda segundo ele, dependendo do caso, o processo pode ser concluído em até seis meses, mas antes, pode ser pedida a tutela antecipada para que o requerente tenha garantido o seu direito.
J Nogueira/PortalSGC