A simulação envolveu mais de 30 pessoas
J Nogueira
O público presente no campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), durante a 2ª edição do Dia de UNIR 2025, foi surpreendido com a ação de uma simulação de atendimento a múltiplas vítimas de acidente de trânsito. O ato aconteceu no final da manhã, no pátio da própria instituição e foi organizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ji-Paraná.
De acordo com Maico Antônio Calisto, coordenador do Núcleo de Educação Permanente, além dessa simulação que deixou muitas pessoas impactadas, a equipe também aproveitou para tirar dúvidas e dar suporte de atendimento ao evento. Ainda segundo ele, o Corpo de Bombeiros foi um desses parceiros.
A ação teve duração de mais de uma hora (J. Nogueira)
Maico Calisto lembrou que para a realização da simulação de acidente de trânsito, com vítimas lesionadas e fatais, se fez necessário envolver 25 profissionais (SAMU e Bombeiros) e outras 10 participantes que atuaram como vítimas. "O nosso objetivo foi mostrar a importância da qualificação e colaboração entre o Corpo de Bombeiros e SAMU em trabalho conjunto em serviços de resgate, seja na área do trânsito ou outro tipo de desastre", afirmou. Foram seis horas de planejamento, com uma hora de simulação.
O Corpo de Bombeiros é um dos parceiros do Samu nas ações preventivas (J. Nogueira)
J Nogueira/PortalSGC