Fotos: Jhulie Caline
Moradores de Candeias do Jamari, município localizado a 20 quilômetros de Porto Velho, receberão neste sábado (3) uma nova edição do programa Rondônia Cidadã, promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). A ação ocorrerá das 8h às 16h, na Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, situada na Avenida Tancredo Neves, nº 1.487, Bairro União.
A iniciativa levará uma série de atendimentos gratuitos à população, entre eles: consultas com psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas; emissão de documentos pessoais; e serviços da Companhia de Água e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd), como cadastro na tarifa social, emissão de segunda via de faturas, negociação de débitos e atualização cadastral. Também haverá atividades de lazer para crianças e adolescentes, além de cadastro no programa Geração Emprego.
Segundo o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa é uma política pública estratégica que facilita o acesso da população a serviços essenciais em um único local e fora do horário comercial.
"São atendimentos básicos e necessários, como emissão de documentos, orientações sobre trabalho e renda, defesa do consumidor, serviços jurídicos, assistência social, saúde, e até educação para o trânsito. Tudo oferecido de forma gratuita, com exceção da emissão da Carteira de Identidade", explicou.
A secretária da Seas, Luana Rocha, destacou que esta será a 105ª edição do programa, que já percorreu os 52 municípios de Rondônia e diversos distritos, somando mais de 133 mil atendimentos realizados.
"O Rondônia Cidadã garante direitos em todas as áreas, alcançando toda a população, e não apenas pessoas em situação de vulnerabilidade. A cada edição, oferecemos serviços relevantes de forma simples, rápida e acessível", afirmou.
Criado em 2019, originalmente como projeto Seas Cidadã, o programa foi ampliado e consolidado como Rondônia Cidadã. A ação reúne serviços públicos estaduais, municipais, além de parceiros do setor privado e do terceiro setor, oferecendo atendimento para homens, mulheres e crianças. Na edição mais recente, realizada no último fim de semana no distrito de Palmares d’Oeste, no município de Theobroma, foram registrados 1.620 atendimentos. Após a ação em Candeias do Jamari, o programa segue nos dias 10 e 11 de maio para o distrito de Novo Plano, em Chupinguaia.
Portal SGC