Durante o curso os participantes receberam aulas práticas e teóricas
Arquivo
Mais de 50 indígenas das etnias Gavião e Arara participaram nos últimos dias do curso de formação de brigadistas, realizado na região da Terra Indígena Igarapé Lourdes. A capacitação foi promovida em duas etapas, sendo que a primeira turma contou com 30 participantes, durante o mês de abril, enquanto que a segunda, ocorreu no último de junho.
A formação foi ministrada pela a equipe do Corpo de Bombeiros, unidade de Ji-Paraná. O curso teve como objetivo preparar os brigadistas indígenas para atuar na prevenção, detecção e combate a incêndios florestais ilegais, um problema recorrente na região devido à sua vasta extensão territorial e à proximidade com propriedades particulares.
Durante o curso, os indígenas receberam aulas teóricas e práticas sobre temas como: legislação ambiental, teoria e comportamento do fogo, técnicas de combate a incêndios, prevenção, navegação, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), manuseio de ferramentas e Atendimento Pré-Hospitalar (APH) tático. Este último, considerado essencial diante da distância entre as aldeias e o perímetro urbano da cidade. Segundo o comando da unidade, a solicitação do curso foi dos próprios indígenas.
J Nogueira/PortalSGC