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A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) completa 113 anos neste 1º de agosto e vive um momento de resgate histórico com o início do processo de restauração da emblemática Locomotiva nº 18, conhecida como "Barão do Rio Branco". A iniciativa representa um marco importante para a preservação do patrimônio cultural e histórico da capital de Rondônia.
A locomotiva, fabricada por uma empresa alemã em 1936, entrou em operação na EFMM em 1950, percorrendo os 366 quilômetros entre Porto Velho e Guajará-Mirim. Além de ligar as duas cidades, ela também integrou diversas comunidades ao longo da ferrovia, consolidando-se como um símbolo do desenvolvimento da região amazônica.
Apesar de estar fora de circulação há décadas, a Locomotiva 18 permanece como um ícone de resistência ao tempo e ao abandono. Hoje, encontra-se no Complexo da Madeira-Mamoré, em Porto Velho, onde passa por um processo de restauração conduzido por profissionais da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), entidade reconhecida nacionalmente na área de recuperação de trens históricos.
Segundo informações técnicas, o processo de restauração já está em análise jurídica, e houve solicitação de documentos complementares por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/RO), como o cronograma das ações e identificação do restaurador responsável. Todos os materiais foram enviados pela ABPF para nova avaliação.
A mobilização em torno da recuperação da locomotiva integra um projeto mais amplo de valorização do Complexo Madeira-Mamoré, com foco na preservação da memória ferroviária, no fortalecimento do turismo histórico e na construção do sentimento de pertencimento da população local.
Em maio deste ano, especialistas da ABPF realizaram vistoria técnica detalhada na locomotiva e iniciaram a elaboração de um relatório de viabilidade. Após a análise, o presidente da associação, Marlon Ilg, afirmou que é possível restaurar completamente a máquina. O documento técnico indicará todas as intervenções necessárias para reativar o funcionamento da locomotiva.
Portal SGC