Rondônia

Sistema de monitoramento ajuda a reduzir roubos de veículos em Rondônia

Os roubos de veículos apresentaram queda de 56%, com os registros reduzindo de 365 para 161 casos


Imagem de Capa

Fotos: Ícaro Rafael e Ivi Fidelis

PUBLICIDADE

Rondônia registrou reduções expressivas nos índices de furto e roubo de veículos nos cinco primeiros meses de 2025, segundo levantamento da Gerência de Estratégia e Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). Os dados refletem a efetividade das ações coordenadas pelo Governo do Estado no setor de segurança pública.

Na comparação com o mesmo período de 2024:

• O número de furtos de veículos caiu 30%, passando de 900 para 629 ocorrências;

• Já os roubos de veículos apresentaram queda de 56%, com os registros reduzindo de 365 para 161 casos.


Esses resultados são consequência de um conjunto de medidas estratégicas implementadas pelo governo estadual, como o reforço na atuação das forças de segurança, a intensificação da presença do Estado em áreas consideradas vulneráveis — especialmente em condomínios habitacionais populares na capital — e o avanço da Muralha Digital, um sistema moderno de monitoramento que atua em tempo real.

Nos últimos seis meses, o sistema processou cerca de 75 milhões de leituras de placas de veículos, permitindo a identificação imediata de automóveis com registro de furto ou roubo. Essa tecnologia tem sido essencial para a recuperação de veículos e para a realização de prisões em flagrante.

Segundo o secretário da Sesdec, Felipe Vital, ao ser identificado um veículo com restrição, uma guarnição da Polícia Militar é imediatamente acionada.

"Várias prisões em flagrante foram efetuadas com base nessas informações. O sistema tornou-se uma ferramenta decisiva para a segurança pública de Rondônia", destacou.

Com uma frota estimada em mais de 1,2 milhão de veículos cadastrados na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Rondônia tem se tornado referência nacional em ações integradas de combate à criminalidade.

Portal SGC

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia