Rondônia

Lula critica Bolsonaro, Trump e Eduardo Bolsonaro durante anúncio de investimentos em Porto Velho

"Ô cara de pau, se defenda! Mostre que você é inocente", disse o presidente dirigindo-se a Bolsonaro


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na sexta-feira (8), durante cerimônia em Porto Velho (RO) para anunciar investimentos do governo federal no estado. Entre os anúncios, destacam-se a nova etapa do programa Luz para Todos, o início das obras da Ponte Binacional entre Guajará-Mirim e a Bolívia, além da entrega de títulos fundiários e a criação de assentamentos da reforma agrária. O presidente da Bolívia, Luis Arce, também participou do evento.

Em seu discurso, Lula ironizou a campanha pela anistia ao antecessor antes da conclusão do processo em que ele é acusado de tentativa de golpe de Estado. "O cara de pau, se defenda! Mostre que você é inocente", disse o presidente.

O petista afirmou que Bolsonaro está tendo garantida a presunção de inocência e o direito à ampla defesa, algo que, segundo ele, não ocorreu em seus processos na Operação Lava Jato. "O cidadão que está sendo julgado e aqueles que querem o impeachment de um ministro da Suprema Corte porque está julgando ele, deveriam aprender o seguinte: ele está tendo o que eu não tive."

Lula também ironizou a postura do ex-presidente em relação ao processo: "Ao invés de ficar choramingando pelos cantos: ‘Ah, eu tô doente’... Aí os filhos dizem: ‘Ele está chorando, ele está nervoso’. Seja homem. Crie vergonha. E responda pelo que você fez."

O chefe do Executivo ainda voltou a criticar o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendendo a soberania brasileira. "Trump, nós não queremos briga. Queremos independência e ser donos do nosso nariz. A gente não se mete na Corte deles. Soberania é um direito sagrado."

Em tom metafórico, Lula comparou a independência do Brasil à autonomia de uma mulher que conquista independência financeira: "Se ela tiver uma profissão, vai para o mercado de trabalho, poderá pagar alguém para cuidar do filho e não vai aceitar viver com quem não a respeita. Uma mulher não deve morar com alguém apenas por causa de um prato de comida."

O presidente também direcionou críticas ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), afirmando que ele será cassado por sua atuação nos Estados Unidos e comparando a postura dele à de seus próprios filhos quando foi preso na Lava Jato. "Vocês viram algum filho meu chorando pelos cantos quando fui preso? Algum deles pedindo para o presidente da Bolívia invadir o Brasil? Indo aos Estados Unidos? Não. Porque eu ensinei meus filhos a ter vergonha na cara, a ter caráter e a respeitar o País."

Portal SGC

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia